cuco3

sábado, 24 de novembro de 2007

Sala dos Rebuçados

Queridos papás:

Mais uma semana que passou, desta vez sem a presença da nossa professora Natália, porque esteve de férias.
Outro acontecimento foi o aniversário do nosso querido A.P., que fez 1 aninho! Aproveitamos para mandar um grande beijinho, pois ele também não veio o resto da semana.
Os outros meninos estiveram muito bem, sempre à procura de novas descobertas.
Para a semana prometemos ter novidades fresquinhas para contar, até lá, esperamos que o fim-de-semana de todos seja muito bom, na companhia dos vossos filhotes.

Beijinhos

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!
E cá estamos nós para vos contar a nossa semana. Na nossa sala já se notam grandes progressos a todos os níveis, não só a nível motor como a nível da linguagem e a nível da exploração de objectos.
A nível motor como já vos contámos, a maioria de nós já anda e não só, estamos muito mais “desenrascados”, subir e descer da piscina já é muito fácil. A D. finalmente ganhou coragem e conseguiu entrar para a piscina, agora já adora brincar com as bolas e atira-as para fora da piscina.
A nível da linguagem, cada dia aprendemos palavras novas; no início do ano lectivo a nossa linguagem era muito mais reduzida, agora já dizemos palavras como “papá”, “ma-ma”, “cu-cu”, e já conseguimos identificar o “cuco” nas batas das nossas professoras.
Esta semana a M.H. finalmente começou a comer o “segundo” prato, com alguma persistência conseguimos que ela começasse a comer.
A nível da exploração de objecto, já conseguimos manuseá-los de outra forma, já reconhecemos as chuchas dos amigos, e já começamos a ter brincadeiras em conjunto.
Na nossa sala todas as semanas notam-se a “olhos vistos” os nossos progressos e é muito gratificante para as nossas professoras que isso aconteça.


Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Papás!
Finalmente o frio, e com ele o cheirinho a Natal ao Pinheirinho, às luzinhas a enfeitar as ruas e as nossas casas. E que bem que nos soube o cobertor para nos aquecer na nossa sesta.

Esta semana foi muito calma. Muitos dos amigos ficaram doentes e ficámos muito poucos na sala. Temos muitas saudades, regressem rápido. Beijinhos
Aos Pais do A. A. o nosso agradecimento pelo lindo trabalho que realizaram para a sala e reforçamos aqui aos outros pais, que ainda não o concretizaram que não se esqueçam que só falta uma semana para o prazo de entrega.

Bom fim de semana e aguardem a próxima semana, porque a magia do Natal está a chegar.


Beijinhos Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá !
Cá estamos nós para contar mais uma semana de muita brincadeira.
No início da semana o nosso amigo A., ficou doente e não voltou mais à escolinha. Desejamos-te as melhoras e esperarmos por ti, já na 2ªfeira.
Continuamos a trabalhar o tema dos animais e desta vez realizámos um trabalho muito bonito; ajudámos as nossas professoras neste projecto: Realizar uma pequena quinta.
Deu-nos algum trabalho mas o resultado foi muito bonito e nós gostámos muito. As nossas professoras fizeram o mais difícil, pintaram a caixa, fizeram uma árvore com um ninho, um celeiro, um fardo de palha, tudo em plasticina e nós ajudámos a construir os animais.


A nossa amiga Ana, a estagiaria, também nos trouxe uma história muito engraçada, com sons dos animais da quinta, que gostámos muito.
Como podem ver, somos pequeninos mas também fazemos trabalhos muito engraçados.
Queremos aproveitar este cantinho, para deixar um grande beijinho o nosso amigo T., pois hoje dia 24 de Novembro, faz 2 anos, PARABÉNS.
Beijocas e até para a semana

Sala Azul

Olá !
Esta semana falámos sobre as cores, apesar de algumas crianças já as saberem. Achámos por bem solidificar o tema. Iniciámos com o azul, aproveitando o trabalho colectivo que fizemos sobre o mar, pintamos “um mar” para cada um de nós e também fizemos um jogo, em que cada um de nós tinha que ir buscar um objecto azul.

De seguida, continuámos com o amarelo. Conversámos um pouco com eles, sobre a cor amarela e depois fizemos dois trabalhos:
- Um sol com colagem de bocadinhos de papel celofane amarelo;
- Um pintainho com a colagem de penas amarelas;

Ao longo da semana, como é hábito, contamos algumas histórias…esta semana houve duas que adoramos. Foram duas meninas que trouxeram para contar aos amigos, aqui estão elas:

Queremos também, mais uma vez dar os Parabéns ao P.B., pelos seus 3 anos e agradecer o bolo que nos trouxe. Parabéns P.B.

Até à próxima

Sala Verde

Olá!

Cá estamos de volta para vos falar um bocadinho da nossa semana...
Tal como vos tinhamos dito, continuámos o trabalho relativo à habitação... mas, desta vez, cada um de nós decidiu decorar a sua própria casa. Pegámos em revistas de decoração, tesouras, cola e papel e começámos a trabalhar!
Que grande trapalhada... havia papel por todo o lado, alguma cola nas mesas e no chão, mas no final, o trabalho ficou tal como nós queriamos.
Ora vejam...

Como todas as casas devem ter paredes e um telhado, resolvemos desenhar, em cartolina, uma janela para cada divisão da casa e uma porta de entrada. Para fazer as telhas do telhado colámos massas que posteriormente pintámos de vermelho.
Através do tema da habitação pudémos falar também um pouco da importância e variedade dos livros, uma vez que cada uma das nossas casas se “transformou” num pequeno livro de recordação.

Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho que, apesar de muito trabalhoso, nos incutiu um forte espírito de iniciativa e de criatividade, mas apesar de tudo, nos deu muita vontade de rir...
Vejam o resultado final...

Beijinhos da sala verde e até para a semana!

Finalistas da Sala Amarela & Cocorolos Finalistas

Olá!
Que “rica” semana a nossa!
Na 4ª feira tivemos a visita muito importante da Assistente de Saúde, “Magui” (Magda Araújo), que nos explicou a melhor maneira de tomar um banho “a sério”. A Magui, explicou-nos, que logo que nascemos é preciso tomar banho e que a partir daí é mesmo muito importante o banho diário.
Fizemos um jogo, em que éramos a banheira, o chuveiro, o champô, a toalha, etc.
Foi mesmo divertido!!!
Depois a Magui, também nos ensinou com a ajuda da Dona Dentolas (uma dentadura gigante), como deviamos de lavar correctamente os nossos dentes e deu resultado, agora já sabemos como é!!!


Continuámos com os nossos trabalhos de pré-primária e estamos a adorar!!!

Beijinhos e até para a semana.

A.T.L.

olá!
Esta semana foi muito trabalhosa, porque os meninos da 4ª classe tiveram teste de Português na 2ª feira, Matemática na 3ª feira e Estudo do Meio na 6ª feira. Todos disseram que os dois primeiros tinham sido fáceis, mas já o do Estudo do Meio, correu mais ou menos.
O que quer dizer que estiveram quase sempre a estudar.
Os outros meninos têm tido os trabalhos normais.
Na 3ª feira a C.C. e a I.F., fizeram anos. Muitos parabéns e boa festa no fim-de-semana.

Beijocas

Atelier

Olá, esta semana continuámos com os nossos trabalhos para o natal.
O ATL também está muito empenhado no nosso projecto para a decoração do cuco.
Tivémos uma actividade muito engraçada que os nossos artistas podem fazer em casa. Agora que está a chegar o natal, podemos aproveitar as cascas de nozes para fazer pequenos brinquedos,ora vejam com:
Cola o palito dentro da casca de noz. Desenha um triangulo pequeno de cartolina para fazer a vela do barco, cola-o ao palito e já está. Podes fazer um ou mais barcos, colocá-los na água, sopra-os e faz uma corrida com os teus amigos.

Beijinhos e até para a semana.

sábado, 17 de novembro de 2007

Sala dos Rebuçados

Olá Papás!!

Esta semana foi muito calminha, finalmente tivemos descanso…
As nossas professoras não se lembraram de nos dar trabalho, enfim…foi só brincadeira.
A B.S., continua a progredir a olhos vistos, agora que aprendeu a andar, não quer outra coisa.
O S.C. é muito despachado, gosta imenso de estar no chão a brincar.
A B.C, esteve adoentada no princípio da semana, mas recuperou bem.
O A.P. e o D.T., andam a tentar remodelar o Berçário, andaram com as camas de um lado para o outro.
A M.T. na hora da refeição parece uma menina crescida, come tudo.
A L.P. está cada vez mais mexida e gosta de interagir com os amigos. Assim foi a nossa semana, muito divertida!

Beijinhos

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!
Esta semana demos grande importância ao movimento, visto agora estarmos na fase de dar os primeiros passos sozinhos. É importante podermos exercitar todo o nosso corpo. Tivemos vários momentos de dança, jogos corporais, transportar objectos, trepar, etc.. Os bebés e as crianças experimentam o mundo sobretudo por via dos seus sentidos, usando várias formas de movimento simples, dai a importância de termos estes momentos.
A L.P. na quarta-feira deu os primeiros passos sozinha e a M.S. na quinta-feira, parabéns para as duas, grandes evoluções se deram na sala nestas duas últimas semanas a nível da aquisição da marcha.
No final desta semana a C. ficou doente, desejamos-lhe as melhoras e esperamos que regresse recuperada já na segunda-feira, um beijinho para ela.
Para a semana voltamos para contar as novidades.

Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Papás, tiveram uma boa semana?
A nossa foi muito calma. O nosso amigo A. A. voltou todo bem disposto das férias e a nossa amiga L.A. deixou a preguiça lá em casa e começou a andar sozinha. Agora já somos um grupo todo independente não necessitamos das mãos da João e da Nocas para andar...muito bom. Já chegamos onde queremos sozinhos. Outra novidade é que já não nos sentamos nas cadeiras com cintos quando vamos almoçar e lanchar, já sabemos estar sentados à mesa sem sair da cadeira...palmas para nós, pois isto é muito muito dificil!!!!
Na sexta-feira a nossa amiga Joana, que está a aprender connosco a ser uma professora, ensinou-nos uma canção sobre o mar, aqui fica para cantarmos todos lá por casa.


"Um peixinho vai nadando,
Vai nadando de mansinho,
Ela sobe e dá uma volta
e continua o seu caminho

Dois peixinhos vão nadando,
Vão nadando de mansinho
Eles sobem e dão uma volta,
E continuam o seu caminho

Três peixinhos vão nadando,
Vão nadando de mansinho,
Eles sobem e dão uma volta
E continuam o seu caminho"



Boa semana beijinhos
Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!

Esta semana temos muitas novidades!
O tema que estamos a desenvolver este mês é os animais. Contámos histórias alusivas ao tema, fizémos imitações da locomoção de vários animais, e que animado que foi!!
Também fizemos jogos com imagens, observar quem tinha 4 ou 2 patas, se tinham ou não asas, gostamos muito.
O nosso amigo A., está a portar-se muito bem sem fraldas, parabéns.
O J.P., está de PARABÉNS, fez no dia 15 de Novembro 2 aninhos e tivemos direito a festa com bolinho e gelatina, obrigado, gostamos muito.
Aprendemos uma canção, “um peixe no mar”, e gostamos muito.
A nossa amiga Ana, a estagiária, ofereceu à sala dois peixinhos, nós ainda não lhes demos nomes, mas esta semana vamos tratar disso.

Como no final desta semana iamos vivênciar o Dia do Mar, estivemos a preparar um trabalho colectivo, realizar um fundo do mar. As crianças decoraram vários peixinhos e depois as nossas “professoras” e a nossa estagiária, em papel de cenário fizeram o fundo, ficou lindo.



Por fim queremos mandar um beijinho muito grande ao D.M., pois faz hoje, dia 17 de Novembro, 2 aninhos. Esta semana também já iniciámos a partilha dos Livros de Histórias, o A. e B. trouxeram-nos 2 histórias muito bonitas, que lemos durante a semana.
Para a semana, vamos continuar a falar do mesmo tema e vamos fazer um trabalho espectacular…esperem para ver.

Beijinhos

Sala Azul

Olá!

Cá estamos outra vez, para dar novidades…
Esta semana dedicamo-nos ao Mar (sexta-feira dia 26-Dia Nacional do Mar)…
Qual a sua importância, quem lá vive, a sua cor, se gostam ou não de dar mergulhos, os perigos, etc.
Para complemento das nossas conversas “construímos” um fundo de Mar. Pintámos papel cenário de azul, com esponja salpicamos de verde, enfeitamos estrelas do mar, cavalinhos do mar e peixes e depois colámos no nosso mar e as “professoras” fizeram algas e as “bolinhas”.
Ficou assim:


Esperamos que tenham gostado.
Nós adoramos fazer.
Até à próxima.

Sala Verde

Olá! Olá!

Esta semana foi repleta de experiências novas… não só pela abordagem à matemática, como também pelo contacto com um novo tipo de material.
Na segunda–feira iniciámos o trabalho com a marcação de presenças, tal como fazemos todos os dias, mas desta vez foi diferente… começámos a identificar os dias da semana e também o número de meninos que estão no cuco e o número de meninos que faltam, através da contagem das “carinhas”.
O tema de trabalho desta semana foi a habitação. Conversámos sobre as nossas casas, cada uma das divisões, todo o mobiliário e objectos que temos em cada uma delas. Tivemos ainda a oportunidade de “construir” a nossa casa à qual acrescentámos toda a decoração.



Como já estamos bastante crescidos as nossas professoras deram-nos um novo material de trabalho. Uma tesoura… que alegria! Alguns de nós nem sequer sabiam agarrar na tesoura, outros já sabiam cortar muito bem, por isso, metemos mãos à obra e começámos a trabalhar. Fartámo-nos de rir, mas sempre com muito cuidado, pois todos sabemos que as tesouras são perigosas e não são para brincar.
Iniciámos ainda um novo trabalho relativo à habitação, no qual utilizámos as tesouras, mas só vos contamos para a semana pois o trabalho ainda não está terminado.
Estejam atentos pois vão gostar!
Beijinhos e até para a semana…

Finalistas da Sala Amarela

Olá!

Na nossa sala existem várias áreas definidas e organizadas de modo a poderemos brincar nelas, aprendendo ao mesmo tempo. Uma delas ainda não estava completa- a Área da Mercearia mas esta semana tivemos uma grande surpresa, pois recebemos, na nossa sala, um verdadeiro balcão de mercearia com cestos e prateleiras para podermos dispor os nossos alimentos de brincar. Esta área é muito importante na nossa idade, pois através dela aprendemos a importância e o valor do dinheiro.
Agora finalmente compreendemos que o dinheiro não chega para comprar tudo o que queremos e que temos que escolher o que nos faz falta (tal como os nossos pais, quando vão às compras).
Às vezes, fazemos batotice, e o “Sr.” ou a “Sra.” da mercearia deixam-nos levar coisas sem pagar, mas as “professoras”, dizem-nos sempre que assim não pode ser…hihihihi!!


Também recebemos os nossos livros de apoio à pré-primária e estamos desejosos de começar a trabalhar neles, o que vai acontecer já na próxima semana.


Na próxima semana, vamos ainda receber uma visita muito importante, mas querem saber mais…apareçam!!!

Beijinhos e até para a semana

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá!
Esta semana fartámo-nos de trabalhar!!!
Estivemos a falar sobre o nosso país e a nossa cidade e agora já não dizemos que o nosso país é Almada.
Fizemos trabalhos muito giros que ficaram assim:

Muito, muito importante foi o facto desta semana terem chegado finalmente os nossos livros de fichas de pré-primária… Os COCOROLOS! Nem imaginam o que vamos aprender e trabalhar com estes livros!!



Ainda tivemos tempo para falar sobre o Dia do Não Fumador, que será dia 17 de Novembro e da importância de NÃO FUMAR!!!
Não se esqueçam…FUMAR FAZ MUITO MAL À SAÚDE!!

Beijinhos

A.T.L.

Olá!
A nossa semana no A.T.L., não variou muito das outras semanas, uma vez que é muito rotineira.
No entanto as nossas professoras pregaram-nos uma partida. Pediram-nos para nos sentarmos à frente de um colega e deram-nos uma folha de papel branca. Perguntámos todos para que era. A nossa surpresa, era realizar o retrato do nosso colega.
O resultado foi este:


Os meninos do intermédio não realizaram este trabalho porque têm pouco tempo e têm muitos trabalhos.
Os meninos do 4º ano, (C., J.F., R. T., D, J.P., B., e B.C.), fizeram teste de matemática e português, porque para a semana vão ter teste - de Matemática, Português e Estudo do Meio. Assim irão preparados mas têm que ter muita atenção para não caírem nas rasteiras.
Também esta semana, a C. esteve doente e o M.C., não veio a semana toda, mas fez-nos uma visita na 6ª feira.
Beijocas e até para a semana.

Atelier

Olá!

Parece que ainda falta muito tempo mas o natal já está aí à porta e nós aqui no atelier estamos ocupadíssimas com os preparativos. Os nossos artistas já começaram a trabalhar nas prendas de natal. Não podemos dizer o que é, é surpresa! Mas o que podemos contar é que estamos a utilizar materiais como: massa de moldar, tintas, pasta de papel, entre outros. Ansiosos?! Vão ver que o resultado vai ser espectacular. O ATL teve uma surpresa. A equipa do Atelier fez um jogo de subbuteo com as três principais equipas de futebol, para os nossos meninos poderam jogar na sala. Fizémos o campo, as balizas e pedimos a colaboração da rapaziada para nos trazerem os bonecos. Todos adoraram o jogo e estão ansiosos por começar a jogar. Bom jogo rapazes!


Até para a semana.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

São Martinho na Creche


Sala dos Rebuçados

Olá!!
Esta semana foi uma animação, dormimos e brincamos muito. Ainda tivemos a L.P. doente, mas regressou na sexta-feira já recuperada.
Durante a semana andamos a preparar um miminho do São Martinho, para os nossos papás levarem para casa. Foi muito divertido pintar as mãos e os dedos, gostamos muito da experiência.
Para finalizar grandes notícias, a B.S. começou a dar os primeiros passos, já está uma crescida.
E assim nos despedimos com muitos beijinhos.
Até para a semana.

Sala dos Sonecas

Olá Amiguinhos!!!
Durante esta semana andámos um pouco atarefados por causa do dia de S. Martinho. Fizemos uma pintura e gostámos muito do facto de estarmos em contacto com a tinta, pintar as mãos - foi muito bom. E assim pudemos dar aos nossos papás uma bela lembrança do S. Martinho.
Esta semana tivemos grandes novidades a nível da aquisição da marcha; o T. que na semana passada apenas dava os primeiros passinhos, esta semana já anda bastante bem sozinho. A L.M. na quinta-feira começou a dar os primeiros passos sozinha e a J. na sexta-feira aventurou-se e também conseguiu andar um pouquinho.
Ainda esta semana tivemos a visita de duas estagiárias do curso de terapia da fala, elas foram muito simpáticas, brincaram connosco e deram-nos muito colinho. Desde já agradecemos a visita.

Beijinhos dos Sonecas

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Papás!!!
Este fim de semana temos que comemorar o S. Martinho comendo castanhas e bebendo suminho.
Por isso, fizémos alguns trabalhos alusivos à data; pintámos castanhas com as nossas mãos outras com os dedos e até fizémos uns miminhos para os pais...enfim, muito trabalho!
Mas também algumas novidades, temos uma estagiária na nossa sala, a Joana que vai estar connosco durante alguns meses.
A nossa amiga B. L. bebeu o iogurte da Mº João que estava na bancada da sala e que cara de satisfação ela fez!!!
O nosso amigo A. A. volta para a semana tem estado de férias.
O R. e a C. V. também estão de férias e vão continuar mais uma semana. Beijinhos para eles e um bom regresso ao cuco.

AH!!!!!!!


Não se esqueçam de ver a nossa entrada no Cuco, fizémos um trabalho colectivo que ficou um espanto, não acham????



Boa semana Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá
Cá estamos nós para mais uma semana de novidades.
No Cuco dos pequenos, trabalhamos muito. No inicio da semana, decorámos o nosso átrio com a ajuda das nossas professoras, e que lindo que ficou…

As nossas professoras, na sala contaram a lenda do São Martinho com imagens muito bonitas.
No final da semana realizamos uma prenda e um postal alusivo ao São Martinho, ficou muito bonito.


Na sexta-feira, recebemos na nossa sala, a Ana que é finalista do curso de Educadores e vai estar com os nossos meninos e as nossas professoras até Março. Esperemos que gostes de estagiar por aqui, com as Lagartinhas, boa sorte.

Beijocas e até para a semana.

São Martinho no Jardim de Infância

A decoração.
A festa.


A música

“Há festa na escola”
(Música do apita o Comboio)

I
Caem as castanhas
Lá no castanheiro
Corro a apanhá-la
Não gasto dinheiro

Refrão
Castanhas
Quentinhas
Que boas que são
Cuidado meninos
Não queimem a mão

II
Olho o São Martinho
De sol a espreitar
Uma fogueirinha
Toca a festejar

III
Que lindas que são
Ao lume a estalar
Vamos lá meninos
Vamos lá provar

Refrão

IV

Há festa na escola
Vamos lá cantar
Assar castanhas
E depois brincar


Sala Azul

Olá!!
Esta semana vivênciamos o São Martinho. Fizemos alguns trabalhos referentes ao tema, como: colagem de cascas de castanhas e decoração de uma castanha feita em cartolina.




Conversámos e mostrámos alguns frutos que nos fazem lembrar o Outono e o São Martinho.
Como por exemplo o marmelo, a romã, o medronho e o kiwi.
Estes frutos (excepto a romã) foram oferecidos por um avô da nossa sala. Desde já muito obrigado.
Ao longo da semana aprendemos a musica (que está escrita no post anterior): -“Há festa na escola”, para cantarmos na nossa festa de São Martinho, onde comemos pão e castanhas e bebemos sumo…foi super divertido.

Até à próxima

Sala Verde

Olá! Cá estamos novamente…

Ainda nos estávamos a tentar recompor das travessuras que fizemos na semana passada, quando nos apercebemos de que o São Martinho estava a chegar… começámos logo a trabalhar!
“A aventura da castanha e do medronho” foi a história com que iniciámos a nossa semana. Pudemos ver e mexer em alguns medronhos e até tivemos a curiosidade de tocar no ouriço da castanha… “Ai! Isto pica!”, dissemos nós com cara de espantados.
Ao longo desta semana fizemos ainda muitos trabalhos alusivos ao tema mas, como todos estávamos entusiasmados com o São Martinho, as nossas professoras resolveram contar-nos a lenda. Todos adorámos o facto de S. Martinho ser um soldado e ter uma espada, por isso, resolvemos pintar uma imagem que ilustra a lenda e que posteriormente transformámos em puzzle para levar para casa.


Já no último dia da semana tivemos uma surpresa agradável para todos nós… uma estagiária do curso de educação de infância. Pois é, a Cátia. Esteve a conversar connosco, brincou, ajudou-nos a terminar os trabalhos para levarmos para casa e até nos ajudou no almoço. Estamos ansiosos pela próxima visita…
Para terminar a semana em grande, todos os meninos e professoras do jardim de Infância fizeram um mini magusto no exterior, onde pudemos cantar, brincar e comer castanhas… que deliciosas!!!Beijinhos e uma boa semana…

Sala dos Cocorolos Finalistas

Feliz dia de São Martinho

Pois é, pois é, esta semana foi a semana do São Martinho e cá na sala não deixámos passar despercebida.
Então foi assim: com castanhas fizemos matemática, cantámos, pinturas, colagens, aprendemos a história da Maria Castanha, a Lenda do São Martinho!...enfim, muita coisa gira!!
Fizemos o nosso magusto no pátio do refeitório e foi bom porque estivemos todos juntos, nem imaginam a maluquice que foi, até as professoras dançaram!!
Aqui fica a foto da lembrança que levámos para casa.



Outra coisa muito importante que nos aconteceu esta semana, foi a chegada da nossa amiga nova, a Andreia. Ela é uma amiga especial, não é pequenina, é crescida e está na faculdade a aprender a ser Educadora como a João, por isso é que ela é estagiária. Esperamos que ela não se assuste com tanta movimentação e não desista do curso! Para ela, um muito bem vinda à nossa sala! Para vocês, Feliz Dia de São Martinho.
E não se esqueçam:

No dia de São Martinho
Comemos castanhas e bebemos bom vinho
Mas se o carro para o Magusto levar
Um táxi vou ter de apanhar!!

Beijocas e até para a semana

Finalistas da Sala Amarela

Olá, olá, olá!!

Esta semana tem sido uma “trabalheira”, devido ao São Martinho!!
Aprendemos a lenda de São Martinho, onde um soldado caridoso, ajudou um mendigo dando-lhe metade da sua capa num dia de tempestade. (ainda bem que existiram e continuam a existir pessoas que ajudam outras). Nós também aprendemos diariamente, que devemos auxiliar sempre que precisa!
Desenhámos, pintámos, recortámos e colámos vários trabalhos relacionados com o São Martinho. Também utilizámos o tema para trabalhar a matemática. Aprendemos alguns ditados populares, e resolvemos fazer o nosso, querem ouvir?? – “Cá no Cuco no São Martinho comem-se castanhas e bebe-se suminho.” – Giro, não é??
Também preparámos uma prendinha para levar para casa.
No final da semana tivemos o nosso desejado magusto e foi cá uma festa! Até cantámos a música nova que todos os meninos do Cuco aprenderam e que ensaiamos durante toda a semana, para nada correr mal.

Beijinhos grandes e até para a semana.

A.T.L.

São Martinho

“ O pobrezinho estava a tremer
O São Martinho veio a correr
No seu cavalo, a galopar
Com o seu manto, o foi tapar.

O pobrezinho agradeceu, o sol brilhou e não mais choveu
Com a ajuda do São Martinho
No meio do Outono, Verão a caminho.

Deu-se o milagre e o sol apareceu
“Verão de São Martinho” aconteceu
Todos juntinhos, vamos cantar
Com água-pé e castanhas a estalar.”

Mónica Rolo

A novidade desta semana é que começou o Inglês às 2ª e 4ª feiras das 16:30 às 17:30.
Festejámos o São Martinho, fazendo trabalhos e comendo castanhas.

Beijinhos

Atelier

Olá
Chegou o São Martinho e não podemos deixar de fazer uns trabalhos para “assinalar” a época.
Desenhámos e cortámos castanhas grandes em papel manteiga e cada sala decorou de maneira diferente.
Todas diferentes todas iguais!
Demos largas à imaginação!
Umas com recortes de lista telefónica, papel de lustro, revistas e papel crepe, outras pintadas a lápis de cor, lápis de cera e canetas de feltro.


As professoras também “puxaram” pela imaginação. Valia todo o tipo de materiais.
No fim, agrafámos a umas cordas e decorámos o nosso pátio e comemorámos o São Martinho, cantando, dançando e comendo.

Até para a semana.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sala dos Rebuçados

Queridos Papás, esta semana foi mais curta para alguns!
A sortuda da B.S., do A.P. e do S. estão a desfrutar de umas mini ferias.
Mas por cá, está tudo a correr bem.
O feriado foi bom para todas e por isso a B.C., o D.T., a L. e a M.T. estão muito bem dispostas, é só brincadeira.
Para a semana espera-nos muitas actividades novas, vai ser muito divertido.
Por isso passem um bom fim-de-semana, pois para a semana vai ser ainda melhor…chega o S. Martinho.

Beijocas

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!!

Esta semana foi bastante calminha e um pouco mais curta devido ao feriado.
Foi uma semana onde pudemos dar bastante importância aos momentos de trocas de afecto, aqueles momentos em que nós nos sentámos com as nossas professoras no chão a brincar, aqueles em que pulámos, cantámos com elas, em que nos foi dada liberdade para nos expressarmos, para sermos espontâneos, de forma a ajudar o nosso desenvolvimento da linguagem, do movimento e dos sentidos.
Durante esta semana um dos momentos que gostámos mais foi a dança, pudemo-nos movimentar livremente pela sala, tentar imitar o que as nossas professoras faziam e o mais importante conseguimo-nos divertir.
Beijinhos para todos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Papás...todos contentes a mostrar as nossas fotos, aos avós e aos amigos não é??? Ficámos lindos, um orgulho...
Esta semana foi mais curta, alguns dos meninos fizeram umas mini-férias, aproveitando o feriado de 1 de Novembro. Deixamos aqui um beijinho à B.L. que ficou esta semana em casa com a mãe e aproveitamos para felicitá-la pelo seu aniversário comemorado na 4ª feira. Um beijinho grande...
Para a semana aguardem novidades, vem aí o S. Martinho e muito trabalho vamos ter, e um miminho vamos fazer para vos oferecer.
Bom fim-de-semana e uma boa semana de trabalho.

Beijinhos, Mº joão e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!!

E mais uma semana passou, mais curtinha, é certo…
Brincámos muito na nossa sala.
Mais uma vez as histórias fizeram parte do nosso dia-a-dia. Agora já somos nós que pedimos que nos contem as histórias e alguns amigos levam os livros de casa, para os partilhar.
Mas o que mais gostámos de fazer foi, sem dúvida, a Digitinta – é uma tinta especial que se coloca em cima da mesa. Nós espalhamo-la e realizamos um desenho com a ponta dos dedos. Depois as nossas professoras colocam uma folha de papel, por cima do nosso desenho, calcam um pouco e retiram a folha – ficam lindos.
Também recebemos as nossas fotos, que ficaram um espectáculo.
A Sala das Lagartas, aproveita este cantinho, para mandar um GRANDE BEIJO à Mãe do M.C. e rápidas melhoras.


Sala Azul

Olá!!
Esta semana foi assustadora!!!
Por todo o Infantário só vimos bruxas, vampiros, abóboras mascaradas, aranhas…nós fizemos uns fantasmas com “vestidos” de algodão e umas bruxas para levarmos para casa…brrrr…que medo!!!
Agora mais a sério, tivemos esta semana também uma agradável surpresa: um amigo novo para a nossa sala, fez 3 anos em Maio e teve uma adaptação excelente. É muito simpático, falador e foi bem aceite pelos amigos.

Até para a próxima semana!!

Sala Verde

OLÁ…
Mais uma semana diferente vivida por todos nós…
Pois é, esta semana fartámo-nos de fazer traquinices, mas como o DIA DAS BRUXAS se estava a aproximar tivemos desculpa!Começámos por falar sobre o que é o dia das bruxas e o que este dia significa… alguns de nós perguntaram logo se as bruxas e os fantasmas existiam de verdade… pelo que percebemos que ainda tínhamos um bocadinho de medo. A fim de perdermos algum desse medo inicial resolvemos fazer um trabalho alusivo a este dia… fizemos bolinhas de papel crepe para preencher uma aranha e colámos fios de lã na teia da aranha.


Como alguns de nós não se queriam mascarar optámos por fazer umas bruxinhas que ficaram muito engraçadas… mais tarde levámos para casa para oferecer aos pais. Esperamos que tenham gostado!

Para finalizar este dia, pintámos umas aranhas e umas vassouras de bruxa nas nossas caras… ficámos todos entusiasmados e quase que nem nos mexíamos só para não estragar a pintura. Eh! Eh! Eh!
Foi uma semana repleta de trabalho mas também de muitas travessuras, tal como o dia prometia!

Muitos beijinhos da sala verde…

Finalistas da Sala Amarela & Finalistas dos Cocorolos

Finalmente o Dia das Bruxas chegou e nós festejámo-lo com alegria e diversão!!
Fantasiamo-nos a rigor de Bruxinhas e Bruxinhos para dar mais autenticidade à nossa festa!!!
O nosso piso foi decorado a preceito com abóboras, mostrinhos divertidos, fantasmas, morcegos, bruxas, etc, etc, etc…
Fizemos um lanche especial e até a Mãe de uma menina da Sala Amarela fez um super bolo Mármore. Muito obrigado, estava delicioso, nham, nham…
E como não podia deixar de ser tivemos muita música e animámos toda a gente.
Não tivemos medo nenhum e só houve lugar para as gargalhadas!!

Foi espectacular!



Beijinhos

A.T.L.

Hello Halloween…

Esta semana foi muito divertida e passou a correr. Houve duas meninas que vieram mascaradas, a C. e a A.B. de bruxa e vampiro na 2º feira.
Alguns tiveram musica, outros atelier onde fizeram um candelabro com a Cátia e a Inês.
Na 4ª feira é que foi dia de festa, festejámos o Halloween. Mascarados, fomos de sala em sala, perguntar “doces ou travessuras”.
Tivemos muita sorte, porque cada sala deu-nos um docinho para o lanche. Assim se passou o dia sem pregarmos partidas.
Feriado, dia de todos os Santos, aproveitamos para descansar com os nossos pais.
6ª Feira foi um dia normal mas mais reduzido porque alguns fizeram ponte. A B.G. está doente, as melhoras e beijinhos.
Um bom fim-de-semana e cá vos esperamos na próxima semana.
Espero que tenham gostado do miminho doce que os vossos filhos vos deram, (doce de Abóbora).

Beijinhos