cuco3

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá Papás!

No berçário já se sabe, somos pequeninos mas muito trabalhadores; durante a semana terminámos o trabalho alusivo ao Inverno. Aqui está o resultado...!

Continuámos, também, a preparar os enfeites e as máscaras para os dias de festa que ai vêm, pois o carnaval está quase, quase a chegar...
No meio de tudo isto ainda recebemos muitos beijinhos e miminhos.
E assim a semana passou rápido e muito tranquila.

É bom ser bébé!

Beijinhos

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!

Esta semana passou a correr com os preparativos para o carnaval. Como já é habitual as nossas professoras estão a preparar uma surpresa para os papás. Voltamos a lembrar, para quem ainda não trouxe, que as nossas professoras necessitam de uns colans pretos(ou azuis escuros) e uma camisola branca para poderem confeccionar os nossos fatos.
Apesar de tanta “correria”, tivemos bastante tempo para brincar livremente pela sala, pois começamos agora a perceber como se brinca em pequenos grupos. Rimo-nos imenso uns com os outros, partilhamos brinquedos e até já ajudamos as nossas professoras a arrumar a sala! Estamos mesmo a ficar crescidos.


Beijinhos dos sonecas...

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Pais!

Com o Carnaval a aproximar-se a João e a Nocas andam muito atarefadas a fazer os nossos fatos.
E nós temos aproveitado o facto de a Joana estar na sala e nos trazer novas canções. Vejam só como nós estamos atentos e somos participativos.
E a bola! Descobrimos o jogo da bola, é tão divertido...
O pai do nosso G. L., sempre que o vem buscar, gosta sempre de brincar um pouco connosco.
Aguardem-nos para a semana, pois na 6ªfeira, vai ser um dia muito divertido aqui no cuco.
Boa semana
Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!
Aqui estamos nós para o relato de mais uma semana.
Por cá, tudo bem! As nossas professoras estão a trabalhar arduamente nos nossos fatos de Carnaval. Corta dali, cose aqui, pinta ali, andam muito atarefadas. Mas com esta azáfama toda ainda deu para fazermos uns trabalhinhos de Expressão Plástica. Com a ajuda da Ana, a estagiaria, fizemos Digitinta e massa de cores. Nós adorámos ambas as actividades e mostrámos muito interesse em realizá-las, estamos uns crescidos.


Brincarmos muito com as nossas professoras, elas fazem-nos muitas cócegas e nós rimos muito.
É uma das nossas brincadeiras preferidas, juntar os sofás e as almofadas no cantinho da casa de banho, fica mesmo à maneira, mas de vez enquanto ouvimos as “chatas” das nossas professoras: -Meninos, vá, toca a tirar tudo daí, daqui a pouco há alguém que precisa de ir à casa de banho e como é???
Beijinhos aos nossos amigos, V., P. e I. que no final da semana ficaram doentes. As melhoras para os três.

Até para a semana

Sala Azul

Olá!

Esta semana tivemos a presença de uma Assistente se Saúde: Magda Araújo, mais conhecida por “Magui”.
Ela veio-nos ensinar como se deve lavar bem os dentes. Primeiro o maxilar superior, depois o inferior e lavar bem por fora e por dentro. Uma informação muito importante foi que a quantidade de pasta que devemos usar é do tamanho da unha do nosso dedo pequenino.

Disse-nos também, como devemos tomar um bom banho. Iniciámos com o cabelo (que é o que está menos sujo), depois lavamos todo o nosso corpo e por fim os pés. A secagem do nosso corpo também tem que ser bem feita, dando especial atenção, aos pés, principalmente entre os dedos.

Gostámos e aprendemos muito com a visita da “Magui”. Obrigado “Magui”.
Voltamos para a semana com novidades carnavalescas.

Beijos

P.S. Pais, por favor, não se esqueçam de trazer: camisola castanha; collans castanhos; peruca aos caracóis pretos.

Sala Verde

Olá!

Mais uma semana que passou a correr, pois com os preparativos para o carnaval nem demos conta do tempo passar...
Esta semana, entre brincadeiras e muitas traquinices, continuámos a falar sobre os meios de transporte. Alguns de nós já conseguem classificá-los como sendo meios de transporte aéreos, marítimos ou terrestres.
Para além de fazermos um trabalho onde desenhámos os meios de transporte que cada um mais gostava, a Cátia (estagiária) fez connosco um dominó sobre o mesmo tema; cada um de nós pintou dois meios de transporte que, posteriormente, foram colados em cartão e plastificados para não se estragarem. Arranjámos uma caixa para guardar o dominó e colocar no nosso armário, junto à área dos jogos.

Como todos nós gostamos muito de fazer jogos, começámos logo a jogar ou melhor, a aprender a jogar... onde mais uma vez conseguimos conciliar a vontade de brincar/jogar ao gosto de aprender.
Beijinhos e até para a semana.

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá!!

Esta semana foi muito divertida, brincámos muito e fizémos muitos jogos.
Mas também trabalhámos nas nossas fichas de pré-primária! Cada dia que passa somos mais crescidos e aprendemos muito mais!
Como o Carnaval está a chegar estamos a preparar a nossa máscara da sala. Para tal construímos os nossos acessórios e estivémos a pintá-los.
Foi muito engraçado e ficaram muito giros.

Muitos beijinhos

Finalistas da Sala Amarela

Olá!
Esta semana iniciámos a temática sobre a reciclagem. Aprendemos o que significa a palavra reciclar. Porquê é importante fazê-lo pelo nosso ambiente e principalmente pelo futuro de todos nós.
Aprendemos a separar as embalagens certas nos respectivos ecopontos (verde/amarelo/azul), as pilhas no pilhão e os restos orgânicos servem para fazer a compostagem, que mais tarde pode servir de adubo e fertilizante para a terra. Como se pode ver, quase tudo é reciclável!!!!
Fizemos uma exposição para partilhar com todos, tudo o que aprendemos e que serviu também para consolidar os conhecimentos já aprendidos sobre o tema.



Beijinhos

A.T.L.

Olá!

Esta semana foi muito divertida…
Começámos a fazer trabalhos de Carnaval: realizámos palhaços, máscaras em papel autocolante para decorarmos as escadas do A.T.L. e um desenho para o placar da nossa sala.
Os meninos do 4º ano, a partir da semana que vem, começam à 4ª feira, a fazerem testes de afericção, com a professora de apoio.
Hoje, 6ª feira dia livre, brincámos muito. Na próxima 2ª feira será outro dia e com a decoração do Carnaval afixada, vai ficar muito bonito. Esperemos que gostem.

Beijinhos

Atelier

olá!
Mais uma semana de trabalho árduo, porque estamos quase no carnaval e com ele vêm novas decorações, novos trabalhos, novas ideias. Esta semana continuámos a fazer o puxa-sacos com as outras salas: o ATL, os cocorolos e os finalistas da sala amarela. Com as salas dos mais pequenos começámos a trabalhar para o carnaval, dando concluída a nossa actividade para a próxima semana. Trabalhámos também em conjunto com o ATL a decoração de Inverno das escadas.


A opinião positiva que nos tem chegado por parte dos pais deixa-nos alegres e motivadas para que continuemos a realizar mais e melhores trabalhos com as crianças.

Até para a semana!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá Papás!
Como já é habitual a nossa semana correu muito bem. Com a chegada de amigos novos tem sido uma folia e uma agitação constante, pois somos curiosos e gostamos de estar junto deles para os conhecer.
Realizámos também um trabalho sobre o Inverno; aqui fica a foto…

Estejam atentos, pois assim que todos realizarem o trabalho as nossas professoras irão expor à porta da sala.
Beijinhos de melhoras para o G.A. e M.M., que estão doentinhos.
Beijinhos

Sala dos Sonecas

Olá!
Esta semana a nossa professora Sónia magoou-se (foi de nos pegar poucas vezes, lololo), e teve que ficar em casa, de repouso. Nós sentimos muito a falta dela e dos seus miminhos. Valeu-nos a nossa professora Marisa que teve que nos dar mimo a dobrar com a ajuda da professora Natália. Desejamos as melhoras e mandamos muitos beijinhos. A nossa amiguinha I.S. e o amiguinho T. também ficaram doentinhos - muitos beijinhos para eles também.
Esta semana a B.S., que está a transitar do berçário para a nossa sala, portou-se muito bem. Adora a nossa piscina das bolas, onde brincamos muitas vezes.

Beijinhos

Sala dos Bem-me Queres

Olá pais!
Esta semana temos novidades para vos contar. A Nocas e a João acharam
que nós já estávamos preparados para começar a fazer a higiene na
casa de banho, depois das refeições. E olhem só para nós, tão crescidos!
Já sabemos esperar pela nossa vez e como é tão bom lavar as mãos e a
boca.

Esta semana começámos também a tentar fazer uns puzzles de madeira.
Alguns de nós já o conseguem, o que deixou as nossas professoras
muito satisfeitas. Papás estamos a crescer!

Relembramos o nosso pedido dos collants e da camisola branca, o
mais rápido possivel, pois o Carnaval está a aproximar-se.
Boa semana.
MªJoão e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!!

Esta semana foi preenchida com muitas actividades.
Descobrimos que a nossa amiga Ana, a estagiária, toca guitarra. Na terça-feira juntámo-nos todos à sua volta e ouvimos algumas canções acompanhadas à guitarra. Adorámos.

Com sabem, estamos a trabalhar o Corpo. Realizámos um trabalho colectivo. Em folha de papel cenário deitámos um menino e uma menina, contornámos-lhe o corpo e depois vestimos-los com roupa feita pelas professoras. Fizemos a colagem dos materiais e depois desenhámos os olhos, o nariz, a boca e as orelhas; ficou muito lindo. ( na próxima semana fazemos a menina)

Estamos muito crescidos, já brincamos muito ao faz de conta, vejam lá como é…


Beijinhos ao F.P., que esteve a semana doente.

Beijinhos

Sala Azul

Olá !
Esta semana foi muito atarefada para as nossas professoras… elas falavam em Inverno, roupas, Carnaval, máscaras…andavam de um lado para o outro, preparavam trabalhos…enfim, andava tudo numa “roda-viva”.
No meio desta agitação toda, fizemos desenhos, ouvimos histórias, tivemos conversas importantes, marcámos as nossas presenças, etc.
Uma semana em cheio para todos nós…

Até para a semana

Sala Verde

Olá!!!

Cá estamos nós novamente, cheios de entusiasmo e secretismo, para mais uma etapa que se aproxima: o Carnaval...
Já começámos os preparativos para a nossa máscara de carnaval e estamos ansiosos por contar a todos qual o fato que escolhemos para este ano. Para já não vos podemos contar mais nada mas esperemos que gostem!
Entretanto, esta semana, recebemos a visita da Orientadora da nossa estagiária Cátia... que, apesar das nossas traquinices, ficou contente com o trabalho que a Cátia nos ajudou a fazer.
Alguns de nós estão muito preguiçosos para comer a sopa, logo, a Cátia lembrou-se de trazer uma história muito engraçada: “O Rato Renato não quer comer a sopa”. A partir daqui resolvemos trabalhar o tema dos gostos e preferências de cada um... começámos com a comida preferida e depressa chegámos ao brinquedo eleito pela maioria, ou seja, os Carros.
A fim de trabalharmos o brinquedo eleito fizemos uma pequena maquete onde desenhámos a estrada, construímos casas, árvores, carros e um lago com patos. Tudo isto foi elaborado com diversos materiais recicláveis, como caixas de ovos, tubos de cartão, rolhas, cubos de madeira, massas, molas, conchas, papel, plasticina e botões.
Através desta maquete teremos a oportunidade de aprofundar temas como os meios de transporte e a segurança rodoviária.
Mas para mais novidades venham visitar-nos para a semana...
Beijinhos da sala verde e até para a semana...

Finalistas da Sala Amarela

Olá!!

Esta semana trabalhamos “afincadamente”. Queremos estar preparados para o que vamos aprender na escola primária.
No seguimento dos trabalhos no livro de pré-primária e depois de recolhermos vários tipos de caixas de cartão, de plástico, rolos de papel higiénico, garrafas, revistas, etc., etc.…construímos uma maqueta muito especial…A nossa CIDADE!!!
Está exposta na nossa sala para todos os pais a verem. Temos recebido muitos elogios! É o nosso orgulho!

No inglês estamos a aprender coisas relacionadas com a escola. Está a ser muito divertido!

Beijinhos para todos e até à próxima semana.

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá!!
Com a responsabilidade acrescida de ser finalista, é muito importante continuarmos a trabalhar nas nossas actividades específicas de pré-primária.
Esta semana foi muito especial, principalmente porque nos sentimos mesmo “crescidos”! Querem saber porquê??? Construímos o nosso Bilhete de Identidade que parecia mesmo de verdade, com o nosso nome, o nome do Pai, da Mãe, com a nossa data de nascimento, a nossa impressão digital e claro a nossa fotografia. Ficaram giríssimos, querem ver??
Beijinhos

A.T.L.

Esta semana passou a correr!
Tivemos a professora de apoio, apenas na 2ª feira, porque na 4ª feira foi-lhe impossível comparecer no Cuco.
Estamos a terminar o trabalho do Inverno. Cada um fez um desenho e decorou como quis.
Na 4ª feira, aproveitámos para pintar alguns palhaços antecipando assim, o Carnaval.
Houve um menino que esteve a semana toda doente. As melhoras e Beijinhos.

Atelier

Olá!
Estamos de regresso, para um novo ano e…ANO NOVO…IDEIAS NOVAS!
Começámos a trabalhar o Inverno com o A.T.L., decorar bonecos de Inverno
para decorar as nossas escadas.
A actividade desta semana com o A.T.L., os Cocorolos e a Sala Amarela
foi a identificação do lápis de carvão.
Fizeram a inicial do nome em musgami vermelho e decoraram com tintas ao gosto.
Enrolámos arame ao lápis e colámos a letra.
Podem aproveitar a ideia e fazer outro tipo de decoração, para o lápis ou caneta; corações, animais, flores, etc.
Querem outra ideia original e que dá imenso jeito em casa?!
Quando forem às compras e sobrarem muitos sacos de plástico, basta dobrá-los e colocá-los no Puxa-Saco!
Vêem como é fácil!!!

Até para a semana

sábado, 12 de janeiro de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá papás.

Aproveitamos para desejar um bom 2008 a todos. Por cá o ano começou em beleza com a chegada de amigos novos.
A nossa B.S., com muito pena nossa está a mudar de sala.Como já é uma menina muito crescida, está a fazer a transição para a sala dos Sonecas - muitos beijinhos para ela.
Estamos a aproximarmo-nos de uma época muito apreciada pelas crianças e pelos adultos; o Carnaval. Como é habitual, iremos fazer uma surpresa aos mais pequenotes e pais. Assim, para esse efeito, pedimos a colaboração dos pais; precisamos de uma camisola e de umas calças brancas, ou um babygrow branco. Vão ficar lindos…

E assim nos despedimos…
Até para a semana

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!!

E cá estamos nós novamente. Depois de passada esta alegre quadra festiva, esta semana estamos de volta para vos contar o nosso dia a dia.
Um novo ano começou e nós, já parece que estamos mais crescidos. Apenas passaram alguns dias sem vermos as nossas professoras, no entanto elas acham que todos nós crescemos um pouquinho.
Começámos a semana com o Dia dos Reis. Cada um de nós fez uma coroa digna de um verdadeiro Rei/Rainha para podermos levar para casa, com os nossos dedos, enfeitámo-las e ficaram muito bonitas.


No início da semana passada recebemos a visita de uma amiguinha nova a I. Durante esta semana ela já se começou a ambientar à sala e a conhecer os novos amigos. Também esta semana pudemos dar as boas vindas à B. uma amiga que já conhecemos do Berçário - ela está a passar alguns bocadinhos na nossa sala de modo a conhecer-nos e às nossas professoras, para depois poder vir definitivamente para a nossa sala. Ela é muito simpática e está a adaptar-se muito bem. Para as duas um grande beijinho de boas-vindas.

Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Pais!
Um Bom Ano para todos! Estavam com saudades nossas?
Esta semana temos poucas novidades. Alguns de nós regressámos de umas pequenas férias por isso a João e a Nocas deixaram-nos brincar livremente. Quer dizer, não foi bem assim, pois fizémos um trabalho para festejar o Dia de Reis. Esperamos que tenham gostado.
Por aqui a B.L. voltou muito mais faladora. O nosso G.S. passou uma semana cheia de saudades da mamã que esteve ausente.
Recebemos na sala um novo amiguinho, o G.P... Um bem-vindo para ele.
Um bom fim de semana
Nocas e Mª João

Sala das Lagartas

Ora cá estamos nós novamente!
A nossa sala deseja a todos um bom 2008.
Esta semana, o J.D. fez 3 anos, muitos parabéns e muito obrigada pelo belo bolinho de aniversário, estava muito bom.Também esta semana fizemos a prenda do Dia de Reis que dá para o ano todo, um calendário; as crianças fizeram uns lindos desenhos na prenda.

Iniciámos um novo tema do nosso plano anual: O Corpo.
Contámos histórias sobre as mais diversas emoções e sentimentos. Realizámos um jogo de reconhecimento do outro, o qual gostámos muito.
Fizémos desenhos e alguns meninos já desenham o chamado “girino” ( um circulo com uma perna), é a primeira forma de expressão do corpo humano.
Já começámos a preparar o Carnaval, portanto pais não se esqueçam que vamos precisar de collans pretos e de uma camisola preta ou amarela.
E já agora, com estão as Lagartas que os pais tem de realizar para a sala?
Não se esqueçam que a entrega é até ao final de Janeiro!... os nossos meninos vão precisar delas para fazer trabalhos na sala, relacionado com o tema do corpo.

Beijocas

Jardim de Infância - Descemos a Avenida a cantar as Janeiras

Bem vindos ao Novo Ano!!
Começámos em grande…
Distribuímos panfletos a anunciar que este ano, pela primeira vez,
os meninos do Mestre Cuco, íam cantar as Janeiras.

Quando chegou o dia, apesar de bem ensaiados, estávamos nervosos e excitadíssimos…
Ao sairmos do colégio alguns familiares aguardavam-nos ansiosos. Ficámos contentes, no entanto nem calculávamos o que nos esperava mais à frente!!! Foi uma verdadeira surpresa.
Houve uma afluência tão grande e uma receptividade tão positiva, que as pesoas que nos estavam a ouvir fizeram questão de nos acompanhar ao longo de todo o percurso.
O nosso muito obrigado a todas as pessoas que se envolveram neste nosso novo projecto.


“Cantar as Janeiras”

Vamos cantar as Janeiras
Aqui todos contentes
Desejar um ano muito bom
A todos aqui presentes

Meninos do Mestre Cuco
Mantêm a tradição
Vêm cantar as Janeiras
Com amor no coração

Sr. Afonso D. Joana
Façam um bom cafezinho
Ficam contentes as professoras
E dão-nos mais um miminho

Aos Srs. da Farmácia
O nosso muito obrigado
Ajudam quando estamos doentes
Fica a malta curada

Sr. Lino e Isabel
Têm uns bons bolinhos
A Teresa e a Xana
Tiram uns bons cafezinhos.


Letra adaptada por, O Mestre Cuco

Sala Azul

Dia de Reis

Sala Verde

Dia de Reis

Finalistas da Sala Amarela

Dia de Reis

Sala dos Cocorolos Finalistas

Dia dos Reis
(A aguadar foto)

A.T.L.

Dia dos Reis