cuco3

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sala dos Rebuçados

Olá, esta semana o Berçário esteve completo, isto é todos os bebés estiveram presentes.
Uns mais animados que outros, pois as constipações andam ai.
Os mais pequenitos S. e B.C., têm pressa de crescer, estão muito desenvolvidos e já “correm” os cantinhos todos da sala.
Os mais crescidos estão cada vez mais “faladores” e as visitas à cancela são cada vez mais frequentes.
Assim nos despedimos com uma semana em cheio, esperando que a próxima seja ainda melhor.

Um bom fim-de-semana

Beijinhos da equipa dos Rebuçados

Sala dos Sonecas

Olá a todos!!

Esta semana, conseguimos acabar o trabalho que já tínhamos iniciado anteriormente, ficou muito giro. O “T” finalmente conseguiu dar alguns passinhos sózinho. Ficámos muito contentes e ainda por cima conseguimos registar o momento - é sempre muito gratificante conseguir ver a evolução deles. A L.M. e a J. esta semana estiveram doentes, desde já lhes desejamos as melhoras e esperamos que na segunda-feira já regressem recuperadas, um beijinho de melhoras para elas. Com grande contentamento afirmamos que a “D” esta semana já esteve muito melhor, relativamente à semana passada, ela já se está a integrar nas rotinas da sala e com os novos amigos, ficamos muito contentes por isso estar a acontecer.
Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Então Papás…Que tal a vossa semana?
A nossa mais uma vez foi calma. Os nossos amigos R.M e a L.M. já se sentem bem na nossa companhia, na da Maria João e da Nocas e já não choram.
Como já nos conhecemos, gostamos de brincar uns com os outros, mas ainda não sabemos partilhar os brinquedos, daí zangarmo-nos e darmos algumas “mordidelas” uns nos outros. A João e a Nocas zangam-se e dizem: - Mau Maria, o gato já mia, o pinto já pia. Nós achamos graça e alguns de nós já as imitamos.
Uma grande novidade papás - adoramos dançar e até já conseguimos fazer uma rodinha…é muito divertido.
Um bom fim-de-semana e aproveitem os últimos dias de sol e já agora um beijinho de saudades à nossa Nocas que foi aproveitar um fim-de-semana maior que o nosso.

Boa semana
João e Nocas

Sala das Lagartas

olá!

Cá estamos nós mais uma vez, aqui neste cantinho, para vos contar a nossa semana.
Terminámos a nossa actividade, realizada com a ajuda das folhas do Outono.
Esta semana aprendemos uma pequena canção com as nossas professoras:

“O relógio pequenino
Faz tic-tic-tac

O relógio grandalhão
Faz dim-dim-dilão.”


Alguns já a trauteavam em casa, que engraçado, aprenderam depressa.
Para além de realizarmos jogos de encaixe e puzzles, também brincámos muito na nossa sala. Fizemos em papel cenário um grande desenho com os lápis de cor, e que bonito que ficou.
Mas o que realmente gostamos, é das histórias da Miffy, todos os dias as nossas professoras contam-nos histórias e nós adoramos.
Para as nossas professoras o contacto com o LIVRO provoca importantes trocas verbais. Através do livro a criança aprende sem saber que está a aprender.
Fica aqui as histórias que os nossos pequenos mais gostam de ouvir.


Beijocas.

Sala Azul

Olá

“ Estou no jardim-de-infância
Pinto quadros a cores
Com lápis, esponjas e pincéis
Como fazem os pintores

E com os dedos das mãos
Que bem que se pinta
Fico tão besuntado
Até o nariz tem tinta

Ora, não tem importância
Para que é que a água se fez?
Lavo a cara, lavo as mãos
E fico limpo outra vez.”

Pois é, esta foi uma semana livre, não tínhamos um tema específico a abordar: fizemos gincanas; plasticina; leitura de histórias; desenhos com lápis de cera; pinturas com esponja…
Enfim! Demos asas à nossa imaginação…desenvolvendo áreas como a linguagem, a motricidade fina, o desenvolvimento motor, a coordenação, a experiência de técnicas novas, etc.
Foi uma semana cheia de trabalho….a brincar.

Adeus, até à próxima.

Sala Verde

Olá!
Bem vindos a mais uma semana de muito trabalho!

Já todos sabemos que uma boa alimentação é de vital importância para o nosso desenvolvimento físico e intelectual; como tal, esta semana resolvemos aprofundar um pouco mais o tema da alimentação e os cuidados a ter com esta.
Começámos por elaborar uma Pirâmide Alimentar com recortes dos alimentos que cada um mais gosta de comer, sem nunca nos esquecermos da importância da água e dos cuidados a ter com os doces e as gorduras.



Como todos nós adoramos fruta, escolhemos a pêra para prepararmos a fruta para o nosso almoço. Descascámos...cortámos...e colocámos em taças. Para completar pintámos umas pêras de cartolina articuladas. Foi uma ideia deliciosa, pois todos nós estavamos desejosos que chegasse a hora do almoço.


Já no fim da semana, ao brincarmos com plasticina, lembrámo-nos de elaborar a nossa refeição preferida (em plasticina). Pegámos num individual, colocámos o nosso prato, copo, guardanapo e talheres. Foi divertido!


Com a chegada do Dia das Bruxas começámos a pensar em algumas travessuras... Voltem, pois haverá novidades!


Beijinhos e até para a semana

Finalistas da Sala Amarela

Um, dois, três…já cá estamos outra vez…

Esta semana terminámos a temática sobre a Alimentação com o jogo dos sentidos, onde as crianças tinham de descobrir com os olhos vendados qual era o alimento que tiravam de um saco. Podiam tocar, cheirar, provar, ouvirem o barulho…enfim, podiam fazer tudo até conseguirem adivinhar o que se tratava. Foi muito engraçado e terminámos a rir!!

Também incidimos a nossa atenção sobre os trabalhos mais específicos de pré-primária, onde continuamos a aprender os valores dos números e saber escrevê-los bem. Comparámos a associámos quantidades, tudo isto com jogos e exercícios muito divertidos.

Entretanto…estamos a preparar a nossa próxima semana…que vai ser…
ASSUSTADORA…UUUUUU….
Querem saber porquê??? Apareçam….

Beijinhos

Sala dos Cocorolos Finalistas

Bem vindos à semana da Sala dos Cocorolos Finalistas!!
Como sabem, na semana passada estivemos a trabalhar no tema da Nossa Alimentação. Desta forma, esta semana estivemos a tratar a Água e a sua importância. Aprendemos que:

- Sem água, por melhor que seja a nossa alimentação, não conseguimos sobreviver.

- A água tem varias aplicações e serve, por isso mesmo, para muitas e diferentes actividades, ou seja, a água é necessária para quase tudo!

Mas sem dúvida, o que mais gostámos de aprender foi o Ciclo da Água. Agora já sabemos o que acontece à água dos rios, dos mares, da chuva…foi muito engraçado a nada difícil de aprender.
Fizemos um trabalho sobre o Ciclo da Água que ficou assim:


Como a Ana João e a Marta pensam que não fizemos nada, nas horas mais calmas ainda tivemos tempo para aperfeiçoar os nossos números de 1 a 5.


Enfim, ser criança nesta sala é trabalhoso, mas muito divertido!

Beijocas e até para a semana.

A.T.L.

Olá
Mais uma semana e mais uma vitória…
Esta semana foi calma mas muito trabalhosa. Sem nos esquecermos dos nossos trabalhos conseguimos começar a fazer um trabalho sobre o Halloween,
para enfeitarmos o nosso patamar.
A Ana trouxe a abóbora e esteve a raspar toda por dentro. A Cláudia esteve a fazer as letras (Halloween) e morcegos e a Cátia começou a fazer fantasmas. Achamos que vai ficar muito giro e arrepiante. Cuidado quando entrarem no Cuco.
Tivemos música, natação e atelier. Esta semana a professora de apoio não conseguiu vir porque a filha estava doente (as melhoras para ela).
Hoje, sexta-feira, é dia livre e estivemos a brincar no recreio e a jogar no game boy.
As professoras estão a preparar uma surpresa para os pais. Depois logo vão ver.
Um bom fim de semana

Ateliers

Olá
Os nossos artistas continuam a surpreender-nos.
Ainda se lembram como se faz um avião? E um barco?
Pois é, … começámos esta semana, por ensinar aos meninos e meninas
da Sala Amarela a fazerem um.
Claro que tivemos de experimentar pô-los a voar, só não podémos experimentar o barco.
Como quase todas as crianças gostam de cães, com a Sala Verde fizemos uma pequena mascote para que todos a pudessem levar para casa.

Os meninos do A.T.L., começaram a trabalhar no projecto do Natal. Qual é??!! Isso agora… é surpresa… temos de arregaçar as mangas e trabalhar com afinco para que tudo corra bem. Cedo? Não! Começamos agora a contagem decrescente para as decorações do nosso Cuco.
Entretanto, como todos sabemos que para a semana temos um feriado, nós já adiantámos trabalho com os Cocorolos e a Sala Azul.
Para a semana que vem comemoramos o Halloween e fizemos uma pequena actividade muito assustadora, que só podemos dizer qual é para a semana.
Depois é só dar largas à imaginação e inventar.
Outros exemplos: Leão, gato...
Beijocas e até para a semana.

sábado, 20 de outubro de 2007

Sala dos Rebuçados

Olá a todos, nós somos a sala dos Rebuçados e vamos contar-vos as nossas aventuras desta semana.
Como somos os mais pequeninos tivemos direito a muitos miminhos das nossas professoras.
Fizemos também alguns exercícios para estimular e desenvolver os nossos movimentos motores.
Mandamos um beijinho de rápidas melhoras para a B.C. que está doentinha em casa.
E assim nos despedimos com um xi-coração para todos.
Até para a semana

Sala dos Sonecas

Olá a todos cá estamos nós novamente!
Nesta semana a nossa professora Marisa fez anos e nós demos-lhe muitos beijinhos. Na quarta-feira recebemos a visita de uma amiguinha nova, a D. Inicialmente ela estranhou um pouco a sala e os novos amigos mas agora já nos vai dando um sorriso e já brinca connosco.
Esperamos que na próxima semana ela se sinta completamente integrada na nossa sala, vamos fazer por isso.
Iniciámos também um outro trabalho sobre o Outono. Não ficou acabado mas para a semana será concluído. Foi uma semana repleta de brincadeira, canções e muita música. Até para a semana !!!
Beijinhos dos Sonecas

Sala dos Bem-me-Queres

Olá!
Esta semana foi bem mais calma e já fizemos mais uma conquista. Quando queremos água já conseguimos bebê-la sentados calmamente no tapete. PALMAS PARA NÓS!!!!!
Esta semana também foi difícil para alguns dos nossos amigos. O nosso amigo A.A e a B.L. não puderam brincar conosco, ficaram em casa doentes.
O G.S. e a M.P. até trouxeram a máquina dos vapores...que engraçado que ficou o G.S. de máscara e a M.P até a dormir fazia inalações. Enfim....
A nossa semana além de ser calma foi de muito calor. Papás!!! aproveitem o fim de semana de sol para passear... a João e a Nocas vão fazê-lo e desejam a todos um bom fim de semana e uma boa semana de trabalho...

Beijinhos Mª João e Nocas

Sala das Largartas

Olá!!
Cá estamos nós para falarmos de mais uma semana de muita brincadeira.
Como já é costume, adoramos ouvir histórias que as nossas “professoras” nos contam. Esta semana nós também levámos algumas, para elas nos lerem, foi bem divertido. Com as histórias aprendemos muitas coisas, entre elas a amizade.
Nós estamos numa idade em que brincamos muito, pois é muito importante para o nosso desenvolvimento.
Fizemos também um trabalho, com as folhas que as nossas “professoras” pediram para levarmos para a sala.
Decalcámos a folha do Outono com tinta castanha em folha de papel manteiga, ficou mesmo bonito.
Esta semana a I., começou a deixar as fraldas e portou-se muito bem, parabéns.
Também durante esta semana, tivemos alguns meninos doentes em casa, mas já está tudo bem e regressaram antes da semana terminar. Só o T. é que ainda está em casa; desejamos as rápidas melhoras e um grande beijinho.


Até para a semana.

Sala Azul

Olá, mais uma semana decorrida e cá estamos nós com mais novidades…
Está semana, devido à comemoração do Dia Mundial da Alimentação, falámos sobre a importância dos alimentos que fazem bem; menos bem; como é importante o pequeno-almoço; a nossa comida preferida…fizemos alguns registos escritos sobre o que dissemos à Sandra e à Maria. Após esta conversa sentamo-nos todos no chão e estivemos a ver “fotografias” dos alimentos e dizia-mos às nossas “professoras” quais eram os nossos preferidos…depois a Sandra e a Maria fizeram uma roda dos alimentos que nós escolhemos. Ficou muito giro…

Participamos também na pirâmide dos alimentos que está exposta na entrada do Cuco e também na pirâmide que está na montra da Farmácia do Cristo Rei, passem por lá!!
(a nossa participação foi a pintura das frutas, que bonitas que estão!!!)

Beijinhos grandes e para todos uma boa semana.

Sala Verde

Olá!
Tal como prometido, espero que tenham gostado da Pirâmide Alimentar que todos os meninos do cuco elaboraram para colocar na farmácia e na entrada do Infantário.
Nós, os meninos da sala verde, decidimos fazer uma visita à mercearia próxima do cuco… comprámos laranjas e fizemos um delicioso sumo de laranja natural para o lanche.

No Dia Mundial da Alimentação pintámos uma vaca em cartolina que colocámos nas palhinhas para beber o leite. Foi um dia diferente…
Como não podia deixar de ser, esta semana foi muito atarefada…as nossas professoras levaram-nos a conhecer uma outra realidade dos animais… o VETERINÁRIO. Todos ficámos a saber que, tal como as pessoas, os animais também vão ao médico quando estão doentes e até são operados quando é preciso. Adorámos a visita e fizemos um trabalho colectivo sobre a ida ao veterinário. Ora vejam…


Beijinhos da sala Verde e até para a semana.

Fianlistas da sala Amarela

Sejam bem vindos à nossa semana!!!

Esta semana foi muito importante para nós, pois aprendemos como a nossa alimentação é importante para o nosso corpo.
Aprendemos que os alimentos têm nutrientes e proporcionam-nos a energia que nos permite movimentar, trabalhar, brincar, pensar, aprender…enfim, no fundo ajudam-nos a crescer saudáveis e a mantermo-nos activos tal como somos.
Fizemos um trabalho de sala sobre o tema com a construção de uma roda dos alimentos. A roda dos alimentos ajudam-nos a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. É o símbolo em forma de círculo que se divide em grupos, os quais reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. O nosso trabalho ficou fantástico e conseguimos compreender os conteúdos da melhor forma possível.

Também realizamos um trabalho colectivo sobre a alimentação com todos os meninos do Cuco, onde apresentámos 2 pirâmides dos alimentos para celebrar o Dia Mundial da Alimentação. Uma das pirâmides está exposta na entrada do Cuco e a outra na Farmácia do Cristo Rei.
As nossas pirâmides também ficaram bestiais!

Beijos grandes e até à próxima semana

Sala dos Cocorolos Finalistas

Cá estamos mais uma vez para vos contar as nossas aventuras.
Esta semana, como não podia deixar de ser, estivemos a falar sobre a importância de uma alimentação saudável para a nossa saúde.
Aprendemos que há alimentos que devemos comer em maior quantidade, pois são muito saudáveis e que há outros que devemos comer menos, porque nos fazem mal, se os comermos em grandes quantidades. Até aqui tudo bem, o problema foi quando soubemos que os que devemos comer menos são os doces! IMAGINEM SÓ! COMO É QUE É POSSIVEL? Quem inventou esta regra só pode mesmo ter sido um adulto daqueles bem chatos!
Fizemos a Pirâmide dos alimentos para nos ajudar a compreender a distribuição dos grupos de alimentos e das quantidades que devemos ingerir diariamente. Ficou assim…
Como não podia deixar de ser, falámos ainda sobre a importância da água na nossa vida, mas desse tema falaremos na próxima semana.
Foram uns dias cansativos, mas aprendemos bastante!
Até para a semana

Beijocas

A.T.L.

Olá, cá estamos de volta, para descrever mais 1 semana.
Na 2ª Feira, vínhamos muito excitados com novidades do fim-de-semana e para nos acalmarmos as nossas professoras continuaram a contar a história do livro da Condessa de Ségur. De seguida, tivemos a reunião da semana, onde podemos contar as nossas novidades.
As nossas professoras trouxeram-nos uma grande abóbora para fazermos um trabalho.
Na 3ª feira, dia da alimentação, em conjunto com todas as crianças do Cuco, fizemos duas pirâmides, uma para a farmácia (podem visitar – Farmácia do Cristo Rei) e outra para exibir nas nossas instalações. Ficou muito giro.
O D.C. fez anos, está crescido.
Na 4ª feira, chegámos e fizemos os trabalhos de casa, tivemos algumas dificuldades porque aprendemos a fazer contas de dividir com dois algarismos. A professora de apoio ajudou-nos muito.
Depois tivemos inglês e atelier.
Na 5ª feira, outro dia estafante, continuamos com muitos trabalhos e tivemos de fazer contas de dividir porque vamos ter uma ficha de avaliação na 6ª feira. O que vale é que para desanuviar temos a natação.
Na 6ª feira, dia livre, finalmente acabaram as aulas e podemos descontrair.

Obrigada e até para a semana.

Ateliers

Olá!
Os nossos artistas continuam a trabalhar o Outono.
Fomos apanhar vagens das árvores que estão à porta do Cuco. Trouxemos para a sala, pois iam--nos fazer falta para o nosso trabalho com os mais pequenos.
No início da semana fizemos um ouriço em tons de castanho. Todos adoraram o ouriço.
Os mais pequenos lá vinham todos contentes para mais uma aulinha de Ateliers. Entraram logo a perguntar o que é que iam fazer.
Começámos a pôr aventais de plástico em todos os meninos pois íamos pintar. Quando pusemos os nossos aventais do Cuco, todos exclamaram que tínhamos uns aventais como eles.
Começámos a pintar rolos de cartão e caixas de ovos de castanho.
Ligámos os aquecedores e pusemos tudo em cima da mesa para secar mais depressa.
Uns adereços aqui, outros ali e montámos um esquilo.
É bom ver a cara de alegria das crianças quando entram nos Ateliers, mas é mais gratificante vê-los contentes quando estão de saída.



terça-feira, 16 de outubro de 2007

Exposição

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação, as crianças realizaram uma pirâmide alimentar, a qual, se encontra exposta na Farmácia do Cristo Rei. Não se esqueçam de ir lá espreitar.

sábado, 13 de outubro de 2007

Sala dos Rebuçados

Olá!
Aqui estamos mais uma vez para descrever a nossa semana no Berçário.
Temos que dizer que não começou da melhor maneira, tanto a nossa amiga B.S., como o A.P. e a M.T. estão doentes e por esse motivo não vieram durante a semana ou uma boa parte dela. Desde já desejamos as melhoras e cá os esperamos para a semana recuperados.
Mas nem tudo são más notícias. Esta semana a reunião do Berçário correu bem com direito a um miminho para os papás presentes.

Até para a semana.
Beijinhos da equipa do Berçário

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!
Esta semana as nossas professoras reuniram-se com os nossos pais para falarem um pouco sobre a nossa vidinha na sala.
Desde já obrigada papás por terem vindo. Como já estamos a ficar mais crescidos esta semana todos comemos o “segundo prato”. Inicialmente as nossas caras não foram as melhores, mas depois de nos habituarmos à sensação de termos de mastigar a comida com os poucos dentes que ainda temos, agora que começámos a gostar, não queremos outra coisa. Foi uma semana bastante calma, onde não faltaram os miminhos das nossas professoras.
Beijinhos dos Sonecas

Sala dos Bem-me-Queres

Que semana...
E que bem-vindo o fim-de-semana!!!! Foi uma euforia aqui no nosso Cuco, o fotógrafo, as reuniões e, que aborrecido, todos os dias tivemos que emprestar a nossa sala para as reuniões dos papás. Já agora ficámos muito contentes com a vossa presença. A Mª João e a Nocas fotografaram os nossos papás e ofereceram-lhes um miminho para um dia mais tarde nos mostrarem com muito orgulho a nossa 1ª reunião da sala.


As nossas fotografias ficaram lindas... esperem para ver!!!
Mandamos um beijinho ao nosso amigo R.M e à L.A e rápidas melhoras, pois sentimos a falta deles no nosso grupo. Descansem e para a semana cá estaremos para mais novidades Mª João e Nocas.

Beijinhos

Sala das Lagartas

olá!
Mais uma semana que passou!
Na nossa sala os meninos brincaram muito com as professoras, foi uma canseira!
Contámos histórias, jogámos à bola, fizemos construções com o lego e fizemos uma pintura individual com o pincel e a cor amarela. Cantámos canções com as nossas professoras ao som de uma pandeireta. Todos experimentaram tocar, adoraram ouvir o som.
Foi também nesta semana a nossa reunião de pais, correu muito bem e é sempre agradável a convivência e a partilha de experiências entre todos.
Fica aqui uma foto para recordar esse momento.


Sala Azul

Olá!

Cá estamos novamente para dar novidades…
Dando continuidade ao tema da semana passada, o Outono, fizemos um trabalho colectivo. Aqui está ele!


Vejam só como ficou bonito a colagem das nossas folhas.

“Sol de Outono, Outono, Outono
Sol doirado, doirado, doirado
Folhas que caem, caem, caem
Leva-as o vento, o vento, o vento.”

Para finalizarmos a semana aprendemos uma pequenina canção…onde, apesar das dificuldades, nos divertimos a cantar e a mimar…

Iniciámos também um trabalho sobre a alimentação, que vai ser finalizado e exposto para a semana.
A actividade dos ATELIERS tiveram início esta semana… TODOS ADORÁMOS.

Até para a semana com novidades

Sala Verde

Olá, Olá!

Mais uma semana…mais novidades!
Iniciámos a semana com um pequeno verso sobre o OUTONO:
Quando vem o Outono
Vejo as folhas a cair
Lindas cores têm elas
São como nós a sorrir.


Ao ouvirmos este verso todos quisemos dizer alguma coisa sobre o Outono, começando a falar todos ao mesmo tempo… que grande confusão; já ninguém percebia nada!
Logo nos lembrámos de elaborar uma árvore representativa das estações do ano, onde colocámos folhas pintadas por nós e alguns pequenos cartões com mensagens de Outono. Assim, todos tivemos a oportunidade de nos expressarmos e de aprender mais sobre a estação do ano em que estamos.


Estávamos ansiosos por subir ao primeiro andar e espreitar a sala dos ateliers… todos adorámos fazer os espantalhos.
Já a pensar na próxima semana, começámos o trabalho do Dia da Alimentação… esperem para ver, pois vão ficar surpreendidos!


Beijinhos grandes de todos nós!

Finalistas da sala Amarela

Mais uma semana passou…
Durante estes dias concluímos os nossos trabalhos sobre a temática “a Água”.
Conversámos acerca da importância desta na nossa vida. Realizamos um trabalho colectivo onde se mostra para que serve a água: na nossa higiene diária, na nossa alimentação, nas nossas tarefa domésticas, nas nossas brincadeiras e tantas outras coisas importantes para o nosso dia-a-dia e para a nossa sobrevivência.
Também distribuímos panfletos informativos sobre o tema onde para além de nos elucidar, nos dá sugestões de como poupar água, um recurso esgotável.

Esta semana iniciámos o trabalho mais específico de pré-primária: relembrámos os números que aprendemos o ano passado, consolidando-os, e partimos à descoberta dos seguintes, tentando sempre de modo a preparar-nos para um futuro brilhante!!!

Para terminar, gostaríamos de mencionar que o fotógrafo também cá esteve esta semana, mas nós antecipamos a “revelação” das fotos, pois desenhamos uma fotografia de grupo de como achávamos que ia ficar e o resultado foi espectacular…

Beijinhos e até para a semana.

Finalistas Cocorolos

Olá

Mais uma semana que passou e nem imaginam o que nos fartámos de trabalhar!
Andamos a aprender como se fazem as cores e as experiências que temos realizado têm sido o máximo! Sabiam que se misturarmos 2 cores conseguimos descobrir outras? Pois, é verdade!
Vamos então ensinar-vos as que aprendemos:


Pelo que a João e a Marta nos disseram, ainda há muitas mais para descobrir…ficamos à espera para experimentar.
Aqui vos deixamos alguns dos trabalhos que fizemos com os resultados das misturas das cores.

Beijocas e até para a semana.

A.T.L.

O primeiro dia

“Primeiro dia no Jardim-de-infância/ A.T.L., mistura de sentimentos
pequenos que irradiam alegria
outros que não podem nem querem
ocultar o seu temor
mas carinhas novas, outras conhecidas, beijos, saudações, apresentação…!”

Miriam Udi

Começámos na 2ª feira com a reunião e contámos as novidades do fim-de-semana.
Na 3ª feira chegaram a correr cheios de fome e energia; cada criança entusiasma-se a contar o que fez na escola.
Na 4ª feira começam a acalmar e a fazer os trabalhos de casa.
Na 5ª feira estão desejosos que chegue a 6ª feira para não fazerem trabalhos e terem tempo livre de brincadeira.
Finalmente 6ª feira, dia em que podemos trazer brinquedos e nos divertir. Esperar pelos pais para voltarmos ao fim de semana.
O B.C. cortou o cabelo e ficou muito giro.

Até para a semana.

Ateliers

Olá, olá!

Esta semana, os nossos pequenos artistas começaram os Ateliers.
Na 2ª feira, os meninos da sala Amarela vinham entusiasmados para iniciarem mais uma aulinha de Ateliers. Como não tínhamos folhas secas, começámos por fazer um fantoche de dedo, que as crianças adoraram. Dobra daqui, dobra dali, cola aqui, agrafa ali, e já está, saiu um lindo fantoche de dedo em forma de pinto.
O A.T.L. preencheu a 3ª feira dos Ateliers. Com folhas secas que apanhámos, fizemos um espantalho de Outono. Utilizamos cartolina para decorar o nosso espantalho.
A meio da semana, tivemos os meninos da sala Verde que vieram pala 1ª vez aos Ateliers. Com os saquinhos das folhas na mão, aí vinham eles todos contentes a subir a escada. – Sigam as pegadas do Cuco! – Dizia a Cátia.
Do seu 1º dia de Ateliers, saíram felizes com o seu espantalho da mão.
Terminámos a semana com a estreia da sala Azul, que após fazerem o espantalho perguntaram: - O que vamos fazer mais?!
Finalizamos o dia com o grupinho de Teatro do A.T.L., e já desejosos de pôr um pezinho na próxima semana nos Ateliers.


Até para a semana

sábado, 6 de outubro de 2007

Informação

Papás que tem os menimos na creche.
O fotógrafo vem ao Cuco no dia 9 de outubro.
Papás que tem os meninos do Jardim de Infância e A.T.L.
O fotógrafo vem ao Cuco dia 10 de Outubro.
Não se esqueçam
Beijocas

Sala dos Rebuçados

Olá!!

Nós somos a sala dos rebuçados, os meninos mais pequeninos do Cuco. Esta semana foi uma semana calminha com muita brincadeira e tropelias à mistura. O nosso amigo A. P. voltou depois de umas férias forçadas enquanto alguns amiguinhos foram de fim de semana mais cedo.Enfim uma semana mais pequenina.
Assim nos despedimos com um beijinho e até para a semana, e não se esqueçam que para a semana temos a nossa reunião de pais, no dia 11 de Outubro e a visita do fotógrafo no dia 9, temos que vir ainda mais lindos.

Sala dos Sonecas

Olá!

E cá estamos nós outra vez para vos contar como foi a nossa semana. Nesta semana a J. e a M.H. voltaram das férias, já tínhamos muitas saudades delas e acho que elas também já tinham saudades da sala pois voltaram muito bem dispostas.
As nossas professoras estão muito contentes pois apenas passadas algumas semanas de estarmos nesta sala todos nós demonstramos alguma evolução a todos os níveis, isto é a J. veio das férias e já come o “segundo prato”, a L.P. já sobe e desce da piscina sem precisar de ajuda, o T. e a M.S. também já o fazem, a M.H. já anda e corre tudo na sala, a L.M. já se segura em pé sem precisar de ajuda, a C. já se encontra completamente integrada nas rotinas da sala, e por fim, só falta o D. que está de férias mas já regressa na segunda e de certeza que vem cheio de vontade de explorar e brincar pela sala.
Foi uma semana mais curta mas nem por isso menos “trabalhosa”, isto de brincar, explorar e conhecer também é cansativo. Voltaremos para a semana para contar mais novidades, beijinhos de todos os Sonecas.

Sala dos Bem-me-Queres

Olá!

Pais aqui estamos nós com mais uma semana de trabalho, para voçês!!!! Porque para nós muita brincadeira, mas também algumas regras que as nossas amigas professoras nos querem fazer cumprir. Se acordamos no meio da sesta, que chatice!!!! temos que continuar deitados.Se queremos água temos que nos sentar no tapete, mas o que gostamos mesmo é de andar de um lado para o outro.
Esta semana démos as boas vindas ao nosso amigo R..., tem sido dificil para ele, chora um pouco e ainda não quer brincar connosco. À nossa amiga M.T...mandamos-lhe beijinhos e saudades de todos nós, pois tem estado doente há muito tempo. Esta semana também descobrimos como é divertido estar debaixo da mesa da sala e as nossas amigas B... e M.F... são as que mais se divertem a fazê-lo. Desejamo-vos a todos um bom fim de semana e não se esqueçam papás que dia 9 de Outubro temos a a visita do fotógrafo
e a nossa reunião para que todos papás se conheçam. Um beijinho de todos nós e das professoras Mª João e Nocas.

Sala das Lagartas

Olá!!
Nós esta semana brincámos muito!
Sentados no tapete ouvimos as nossas professoras a contar histórias sobre animais e nós gostámos muito porque podemos imitar o som que eles fazem.
Gostámos também de brincar com o lego, fizemos grandes construções.
No dia 4 de Outubro vivenciámos o Dia do Animal, juntos brincámos com os animais que temos na sala, e andámos pelo chão da sala , com as nossas professoras a imitar a locomoção do gato, do cão, da cobra, da galinha, do canguru, do sapo, e dos pássaros. Foi muito giro e divertimo-nos muito.
Esta semana, para além das coisas boas, também fomos um pouco traquinas para alguns amigos por isso a Sandra e a Sónia para nos fazerem compreender que temos que ser todos amigos mostraram-nos umas fotos muito bonitas de bebés aos beijinhos, abracinhos e a fazerem miminhos. Nós compreendemos o que as fotos nos queriam dizer e vamos tentar ser mais amigos e não nos zangarmos tanto uns com os outros.
Queremos novamente agradecer à mamã do V. os fantásticos bolinhos que trouxe para nos adoçar a boca, a nós e aos nossos meninos!

Obrigada, Educar Partilhando, foram preciosas estas fotos.

Beijinhos

Sala Azul

Olá!

Esta semana tivemos a adaptação de uma menina nova. Não correu muito mal. Chora quando deixa a mãe, mas depois vai-se integrando devagarinho e principalmente com as "professoras". Mas achamos que está no bom caminho.
Esta semana também iniciamos a natação. Metade do grupo frequenta esta actividade. Uns com algum medo...outros nem por isso...mas todos adoraram.
Conversámos com eles sobre o Outono:
-o que se veste
-como são as folhas das árvores
-as cores...
Também fizemos um trabalho:
Decalcamos uma folha de Outono com o lápis de cera "deitado".



A música, actividade curricular, também teve inicio esta semana, cantaram, fizeram jogos de ritmo e tocaram instrumentos musicais...estavam espantadissimos..."que homem é este com coisas tão giras" pensaram eles.
No dia 4 de Outubro, Dia do Animal, conversamos com eles sobre os animais...os que mais gostavam; se tinham algum em casa, se sim qual era...nós "professoras" sabemos que por vezes não estavam a dizer a verdade mas...a imaginação faz parte do crecimento.

Beijinhos para todos

Sala Verde

Olá!!

Cá estamos nós novamente… contentes por podermos partilhar convosco tudo aquilo que aprendemos ao longo da semana.
As crianças sentem um verdadeiro fascínio pelos animais, pois para elas são “brinquedos” irresistíveis com vida que, ainda por cima, se mexem, demonstram sentimentos e precisam de comer, beber, ir à rua…
Aproveitando o facto de dia 04 de Outubro ser o Dia do Animal resolvemos aprofundar o tema dos animais, de modo a que, todas as pessoas tomem maior consciência de que, tal como disse a “M.C.”, “os animais são nossos amigos”.
Cheios de entusiasmo começámos logo no inicio da semana a fazer uma carta para levar para casa de como devemos tratar os animais. Todos mostrámos grande interesse e curiosidade acerca do tema, mas nem todos tínhamos um animal em casa, o que fez com que tivéssemos de resolver o problema. Depois de muito conversarmos decidimos fazer um animal (cão) em cartolina e pintá-lo de acordo com as nossas preferências, para levar para casa; assim, todos teríamos um animal.


Ficámos muito entusiasmados com o trabalho e aprendemos que todos os animais são seres vivos que sentem dor, alegria, frio e calor tal como todos nós. Ao aprendermos mais sobre os animais tomámos consciência de nós mesmos, das particularidades dos outros, do meio que nos rodeia, adquirimos noções de cidadania e ganhamos maior responsabilidade.Para a semana há mais… fiquem para ver!


Beijinhos das crianças e professoras da sala verde.

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá!

Cá estamos de novo, para vos contar as nossas aventuras desta semana. Começamos logo 2ª feira com os números 1,2 e 3, que este ano temos muito de trabalhar...é o peso de ser finalista!!
Também já começámos a fazer contas com o nosso mapa de presenças do mês de Setembro. Com ele, fizemos somas, subtracções, conjuntos...enfim, coisas de meninos crecidos.
Esta foi uma semana cheia de trabalho e de emoção, sim porque na 2ª feira começamos as nossas aulas de música e na 3ª feira a natação. Aquilo é que foi dar mergulhos, chegámos todos partidos, mas satisfeitos.
Na nossa escola há sempre coisas novas para contar, e aqui na sala, é sempre uma loucura por isso, voltem para a semana que nós também voltamos.

Beijocas

Finalistas da sala Amarela

Alô!!!

Cá estamos de novo, desta vez para partilhar convosco o nosso orgulho de ser "Finalista".
Agora que somos mais crescidos, o nosso mapa de presenças está diferente: é maior, tem os dias do mês ( em vez de ter só os dias da semana) e já não precisamos de simbolos para marcar a nossa presença, pois o melhor disto tudo é o facto de podermos ser nós a escrever nele.
Decidimos em grupo que faríamos um circulo azul quando estivéssemos presentes e quando não vimos ao Cuco, os nossos amigos marcariam a nossa ausência com um circulo vermelho. Ah, é claro que não nos esquecemos do fim de semana onde desenhamos a nossa casa. Este mapa ajuda-nos a orientar no tempo e a compreender a sucessão dos dias e dos meses do ano, bem como nos auxilia no desenvolvimento do nosso raciocinio lógico na medida em que contamos e resgistamos o conjunto dos amigos presentes e ausentes.
Como podem ver o nosso mapa fica espectacular com a colaboração de todos.

No dia 4 de Outubro foi o Dia do Animal, nós conversamos nos tapete sobre o tema e no final cada um fez um trabalho sobre o animal que mais gostamos.

Beijinhos até para a semana.

A.T.L.

Olá

Mais uma semana que passa a correr, está talvez um pouco devido ao feriado do 5 Outubro. Começámos as nossas actividades, música, inglês, natação e claro sem esquecer os nossos trabalhos de casa. Quase que ficámos sem tempo para a diversão com as nossas professoras, estas têm sempre um carinho e sorriso para enfrentarmos mais uma semana. A que passou trouxe-nos o aniversário do T.C.
Beijinhos

Atelier

Olá a todos...

Decerto que estavam desejosos de saber como foi a nossa 1ª semana de Ateliers, mas durante esta semana estivemos a adiantar algum trabalho para que na próxima semana possamos começar em força.
As crianças estão ansiosas por começar...
Até para a semana

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Obrigada

Eram 7:20 da manhã...recebemos de uma mãe estes dois bolinhos fantásticos. A equipa do Mestre Cuco e crianças agradeçem este miminho. Beijinhos para a mamã do V.C.