cuco3

sábado, 22 de dezembro de 2007

Feliz Natal e Bom Ano Novo



É o que toda a equipa do Mestre Cuco vos deseja.
Boas Férias

Prenda da Sala dos Rebuçados

Prenda da Sala dos Sonecas

Prenda da Sala dos Bem-me-Queres

Prenda da Sala das Lagartas

Prenda da Sala Azul

Prenda da Sala Verde

Prenda dos Finalistas da Sala Amarela

Prenda dos Cocorolos Finalistas

Prenda do A.T.L.

sábado, 15 de dezembro de 2007

O nosso Jantar

Tinha chegado um dos dias mais aguardados do ano. É uma data que inevitavelmente nos marca a cada ano que passa, pela típica magia do natal, pelos sorrisos e pela excitação das nossas crianças neste dia que preparamos especialmente para elas, pela alegria e supressa aquando da chegada do pai natal e pela satisfação de receber os desejados presentes. Este é também o dia que a família do Cuco se junta. Para cada uma de nós este momento, o jantar de natal do Cuco, simboliza muito mais do que uma mera refeição ou convívio com colegas. Todas consideramos essencial e apreciamos a oportunidade de juntarmos toda a equipa num ambiente fraternal. Este dia é preparado com muito carinho e dedicação. Nada é esquecido, tudo tem um toque especial. As mesas são enfeitadas com motivos natalícios, a árvore de natal é adornada com os presentes. O Infantário fica por nossa conta, mas o silêncio faz-nos sentir a falta dos nossos pequenos. As crianças possuem uma capacidade extraordinária de conseguir encher todo este enorme espaço com as suas peripécias características, afinal este universo pertence-lhes. Começam a chegar as primeiras “cucas”. Por entre calorosos abraços e gargalhadas os lugares vão ficando ocupados. Depressa a sensação de vazio dá lugar ao barulho ensurdecedor que é despoltado pelo entusiasmo da “criança que há em cada uma de nós”. O Cardápio faz crescer água na boca. Para além de incluir uma boas doses de boa disposição e alegria, tudo se confirma ser delicioso.Por entre grandes risadas e histórias mirabolantes é chegada a hora dos presentes.
As colaboradoras do Cuco surpreenderam a Directora com um presente especial. Presenteámos a Ana Margarida com um Dr. Cuco, símbolo duma grande conquista pessoal e uma forma de todas agradecermos a amizade que ao longo destes anos a direcção tem demostrado para cada uma de nós. O Pai natal também se lembrou de nós e para além de já termos recebido o melhor presente de todos, este magnifico convívio, recebemos uma prática bolsa do Mestre Cuco.
Mas o “ponto alto” da noite sem dúvida é a amiga secreta. Ninguém fica indiferente perante a expectativa de saber qual foi o presente que lhe foi destinado. Rasgam-se os embrulhos, ouvem-se as expressões de supressa e contentamento. Agradece-se o gesto, o companheirismo, a amizade.
Fica na memória mais um fantástico Natal e deseja-se que o próximo ano continue a trazer ao cuco toda a felicidade e paz que já reina entre nós.
Feliz Natal

Presépio

Os meninos do Mestre Cuco realizaram um presépio com a ajuda dos Ateliers.
Este está exposto na Farmácia da Avenida do Cristo Rei.
Passem por lá...
Aproveitamos este cantinho para desejar um Feliz Natal e Bom Ano Novo para esta equipa que tem recebido os nossos trabalhos de braços abertos.

Para Todos Visitarem

Inaugurou no passado dia 14 Dezembro, O Mercado de Natal Amigo da Terra, sito na praça São João Baptista em Almada.
Vai estar aberto ao público até dia 19, das 12:00 às 22:00, incluindo o fim de semana.

Festa de Natal Na Creche

Viva a Festa!!
Neste dia os meninos mais crescidos da creche deliciaram-se com um lanche especial de Natal. Depois juntámo-nos todos na sala das Lagartas para receber o “velhinho das barbas brancas”; O Pai Natal. Antes dele chegar as nossas professoras cantaram-nos canções de Natal e nós batemos muitas palmas.


Quando o Pai Natal entrou na sala, vindo da rua, ficámos pasmados!!! Recebemos as nossas prendinhas e ficámos muito contentes.

No final do dia os nossos pais também tiveram direito a uns bolinhos, feito pelas nossas professoras. Que deliciosos deveriam estar!

Um Feliz Natal e Bom Ano Novo

Sala dos Rebuçados

Boa tarde!
Realmente o Natal está a chegar. Aqui no Cuco já estamos todos dentro do espírito Natalício.
Apesar de ter sido uma semana com muito frio, aqui o ambiente aqueceu com o calor humano e com a confraternização. No berçário tudo correu muito bem. Os pequeninos estiveram a contribuir para a prendinha de Natal.
Parabéns à B., que fez 1 aninho no dia 14 de Dezembro. Obrigada pelo lindo e delicioso bolo.
Para terminar nada melhor do que uma festa animada com direito a troca de prendas. Todos ficaram contentes e os nossos bebés também.
Desejamos a todos um fim-de-semana tão especial como a nossa semana foi.

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!
Durante esta semana continuámos muito atarefados com a realização das prendinhas de natal para oferecer aos papás.
Entre os “trabalhos” e as brincadeiras o D., que começou a dar os primeiros passinhos na semana passada, já anda bastante bem e “corre” todos os cantinhos da sala.
A A. que na semana passada não tinha vindo ao cuco, esta semana já se mostra bastante integrada com os restantes amiguinhos da sala. Inicialmente ela tinha algumas dificuldades em comer, mas agora nota-se uma grande evolução pois ela já se aproxima das nossas professoras na hora das refeições a pedir para comer.
No final da semana tivemos a aguardada visita do Pai Natal. Ele veio trazer-nos umas prendinhas. Alguns estranharam a sua presença e choraram um bocadinho, outros adoraram, mas depois de ver as prendas que tinham recebido foi uma alegria.

Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Pais!!
O Natal aproxima-se e na nossa sala está-se a viver intensamente esta época. Estamos EUFÓRICOS e cansados de trabalhar. Fizémos pinheiros muito coloridos com os nossos dedos, bolas e estrelinhas.


Cantámos canções de Natal e principalmente brincámos muito.
Nesta 6ª feira dia 14 de Dezembro o Pai Natal fez-nos uma visita. ADORÁMOS!!! as surpresas que nos deixou...
Beijinhos e um Feliz Natal
Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!!!
Esta semana foi inteiramente dedicada ao Natal.
Fizemos mais uma prendinha, para os pais com as crianças, colocarem na árvore.
Cantámos canções de Natal e brincámos muito com os amigos.
Desejamos ao T. e ao P. as melhoras e um grande beijinho de todos os colegas e professoras.
Também o nosso amigo L. foi mais cedo de fim-de-semana. A nossa festa de Natal foi sexta feita, dia 14 de Dezembro e foi muito divertida.

Beijinhos para todos e um Feliz Natal.

A Festa de Natal no Jardim de Infância



Que "cheirinho" a Natal….

É verdade, nesta altura do ano andamos muito entusiasmados e super bem dispostos, parece que tudo corre sempre bem.
Esta semana esperámos ansiosamente pela sexta-feira, o dia da nossa FESTA DE NATAL!!!
Neste dia divertimo-nos a valer, cantámos, dançámos e brincámos muito. Ouvimos cânticos de Natal e SURPRESA: tivemos a visita do Pai Natal, que com a cooperação dos pais, nos trouxe um presentinho…Adorámos!!!



Feliz Natal e um Bom Ano Novo

Atelier

olá...
Esta semana continuámos a trabalhar nas nossas prendas de natal. A sala Azul e a sala verde elaboráram um presépio.
Os finalistas da sala amarela e os cocorolos fizeram um frasco com purpurinas e uma imagem de natal. Fizeram a figura ao gosto em massa de moldar, pintaram com tintas. Depois colámos a figura à tampa do frasco, enchê-mo-lo com água e purpurinas, selámos e ficou pronto. Para ver o efeito é só agitar o frasco.

O ATL elaborou um prato de natal feito em pasta de papel onde aplicaram a técnica do guardanapo com motivos natalícios. Utilizando um prato de papel para molde, fizeram a pasta de papel. Pintaram ao gosto e depois de seco aplicaram os desenhos do guardanapo escolhidos.


Esperamos que gostem dos trabalhos elaborados pelas nossas crianças.


Modo de preparação:

Retirar previamente a tampa da caixa de sapatos. Cortar a tampa ao meio e reservar para fazer o telhado.
Pincelar a caixa com tinta castanha e de seguida deixar repousar.
Enquanto a caixa fica a secar, colar as cascas de noz, desenhar o rosto e encaixa-las nas garrafas de iogurte. Fazer traje a gosto. Colar na casca o fio estopa para fazer o cabelo. Pintar a rolha de cortiça para fazer o menino Jesus.
Polvilhar com palha q.b. o telhado da caixa. Enfeitar a casa com os bonecos. Termina-se com um sorriso e espalha-se uma boa dose de dedicação e empenho.

A equipa dos ateliers deseja a todos um Bom Natal e um Próspero Ano 2008 a todos.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Decoração de Natal da Creche





Sala dos Rebuçados

Olá Papás!!

Cá estamos nós, no mês mais esperado do ano, para os pequenotes. É um mês, cheio de magia, amor e carinho, mas também de muito trabalho.
Falemos desta semana…tivemos muito atarefadas com a surpresa, que estamos a preparar para os papás.
Como o frio chegou para ficar, tem feito das suas, e o A.P. e o A.G., estão um pouco adoentados. Para eles mandamos um beijinho de rápidas melhoras.
Melhor está a L.P., está de férias.
Mas os nossos amigos B.C., B.S., M.T., D.T. e S.C., também não se queixaram, porque cada vez mais interagem uns com os outros, formando um grupo de brincadeiras muito engraçado.

Bom fim-de-semana

Sala dos Sonecas

Olá Amiguinhos!

Esta semana ficou marcada com a entrada na quadra natalícia.Tanto na nossa sala como no restante infantário, os preparativos e as decorações natalícias são evidentes. No cuco as decorações são bem visíveis. É difícil passar pelo corredor sem reparar em todos os enfeites realizados; esperamos que estejam ao agrado de todos.
Na nossa sala iniciámos as actividades referentes ao tema do natal no entanto, como somos uma sala onde gostamos de muito carinho e atenção, não conseguimos concluir a actividade pretendida para esta semana - na próxima semana tentaremos que fique terminada.
Esta semana também temos novidades a nível da aquisição da marcha. O D. J. e a D.M. começaram a dar os seus primeiros passos. Ainda estão um pouco inseguros mas certamente que brevemente irão ganhar confiança para poderem andar livremente pela sala.
Durante esta semana a A. continuou doente, não veio ao cuco. Desejamos as rápidas melhoras e esperamos que regresse na segunda-feira, um grande beijinho para ela.


Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Papás!!!!
Então gostaram da decoração do nosso cuco?
E da nossa sala? E da nossa árvore? Ficou linda não foi?
Agradecemos aos pais que se esforçaram para que ela brilhasse e temos muita pena que nem todos o tivessem feito...
A nossa amiga Joana trouxe uns sinos que enfeitámos com as nossas mãos e púrpurinas.
Agradecemos aos pais do G. L. o enorme painel aluzivo ao Natal. Todos podem ver à entrada do nosso Cuco.
Esta semana temos estado também a fazer uma surpresa para levarem para casa. Acreditem vão ADORAR!!!!
Não se esqueçam de trazer a prendinha para a troca que se realizará na sexta-feira. O Pai Natal vai-nos visitar e vai ser muito divertido!!
Boa semana Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!

Cá estamos outra vez, com novidades fresquinhas…pois é, o Natal está a chegar e nós para o recebermos tivemos uma semana muito atarefada.
Todas as crianças trouxeram de casa um enfeite de Natal e na 3ª feira todas ajudaram a enfeitar a nossa árvore de Natal. Ficou linda e todos adorámos colocar os enfeites. Sabíamos perfeitamente de quem eram os enfeites de cada um.


Depois durante a semana estivemos atarefados com umas prendinhas para levarmos para casa. Ficaram muito bonitas e nós gostamos muito de fazer, afinal era para darmos aos nossos pais. Esperemos que tenham gostado
Por aqui está tudo enfeitado: temos muitas bolas, estrelas, bonecos de neve e uma árvore muito grande na nossa entrada que faz a nossa delícia, pois tem luzinhas que piscam e dão música.
Para a semana vamos fazer mais trabalhos alusivos ao Natal mas, o dia pelo qual todos nós ansiamos, é o dia da nossa festa. Vamos receber alguém muito especial…fiquem atentos.

Beijinhos das Largatitas

Decoração de Natal no Jardim de Infância







Sala Azul

Olá!!
Contagem decrescente para a época mais mágica do ano – O Natal.
Enfeitámos o nosso colégio com Pais Natais, Duendes, prendas, flocos de neve, estrelinhas, árvores de Natal, presépios (no interior e exterior) … ficou lindo!

Para a nossa sala fizemos uma árvore de Natal “diferente”, pintámos papel de cenário de vermelho; as nossas professoras puseram uma cartolina verde por cima, com uns buracos (para fingir que eram bolas).
Depois decorámos a árvore com estrelas azuis, algodão, papel crepe e purpurinas. Ficou assim:


Com a elaboração desta árvore de Natal demos continuidade ao tema que estávamos a trabalhar – as cores – continuando com a cor verde e introduzindo a cor vermelha.
Beijinhos e até à próxima.

Sala Verde

Olá...
Cá estamos nós novamente mas desta vez para vos desejar umas boas festas...
Esta semana foi muito atarefada pois demos início às decorações de natal. Esperamos que tenham gostado de todas as decorações que viram e que estas tenham despertado o espírito natalício que há em cada um de vós...

Esta semana começou com a conclusão da árvore de natal e do original presépio da nossa sala... utilizámos cones de cartolina e demos largas à nossa imaginação com papel crepe, circulos de cartolina, paus de médico, caixas de ovos, feltro, palha, enchimento de almofadas... O resultado foi bastante agradável. Ora vejam...


Aproveitando o tema do natal, trabalhámos a motricidade fina através de pequenos pormenores que fizémos na rena e no Pai Natal de cada um. Esta semana tivemos a oportunidade de trabalhar com materiais diferentes, tais como: as meias de licra, esponja das almofadas, lãs e algodão.
Foi um trabalho que exigiu de nós algum tempo e concentração, mas no final conseguimos realizá-lo. Para a semana iremos expô-los na entrada do infantário.

Continuamos ainda nos preparativos da prenda de natal que vamos levar para casa e da festa de natal que vamos fazer aqui no cuco... esperem para ver, pois temos a certeza de que vão gostar.
Até lá desejamos a todos um feliz natal...

Beijinhos da sala verde e até para a semana

Finalistas da Sala Amarela & Cocorolos Finalistas

Oh Oh Oh :

Esta semana foi muito importante e divertida. E estivemos a decorar o colégio para dar as boas vindas ao Natal.
Seguimos as pisadas do Pai Natal e entramos na carruagem para a viagem encantada…

Pelo caminho, encontramos, duendes, prendas, estrelinhas, flocos de neve, pinheiros e o Pai Natal…

que nos leva até às nossas salas depois de passarmos pela porta mágica…

Mas o mais importante de tudo é a nossa árvore dos desejos. Mas não os desejos que queremos só para nós…são os desejos que queremos para todo o mundo.


Muita aventura ainda nos espera, contem connosco para a semana.

Beijinhos

A.T.L.

Dezembro, mês do Natal
Chegamos a uma época festiva em que deve existir amor, compreensão, alegria e paz.
Por isso, vamos todos tentar cumprir e ensinar aos nossos filhos.
No A.T.L., esta semana foi só decoração e claro, os últimos testes do período.
O 3º ano e o 4º ano estiveram sempre a estudar para que os pais ficassem contentes e também para receberem as prendas que pediram ao Pai Natal. Boa Sorte meninos!
Em relação à nossa sala, fizemos os duendes da natureza para acompanhar o nosso pinheiro, realizado pelo 1º ano. Cada criança fez o seu duende com: rolo de papel higiénico pintado de verde, com cara e mãos. No topo, musgo e uma pinha a fazer de chapéu. Eles gostaram muito e ficou alegre.
Para a semana, será a prenda de Natal e a nossa festa. Esperem para ver.
Boa semana

Atelier

Olá!!
Esta semana continuámos as nossas prendas de natal. Finalmente podemos revelar o nosso "segredo" do presépio feito pelos meninos do ATL. Fizemos um presépio em tamanho real para a rua. A armação das figuras é feita de madeira e papel. Fizemos pasta de papel para fazer as caras e vestimo-los com tecidos. Utilizámos estopa para o cabelo e barba. Esperamos que tenham gostado.

Lembram-se da decoração que fizemos a semana passada, com todos os meninos do cuco? Pois é! Fizemos uma árvore de natal linda para pôr na nossa entrada do cuco.

A nossa semana não acabou por aqui...para o nosso cuco ficar ainda mais lindo, esmerámo-nos na decoração. Decorámos com o ATL a nossa escada com um pai natal grande a pôr prendas na chaminé.



Para a semana temos mais novidades e mais surpresas.

Até para a semana...