cuco3

sábado, 26 de abril de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá!
Esta semana correu muito bem.
Começamos a trabalhar com muito entusiasmo na prenda das nossas mamãs…
Os amiguinhos T.D., G.A. e o S.C. cada vez gostam mais de estar em pé, estando quase a adquirir a marcha.
O A.G., o B.G. e o D.H. exploram o chão do nosso berçário com muita habilidade iniciando também a fase do gatinhar.
O T.R. já se vai sentando mas prefere estar noutras posições mais confortáveis.
A B.C. e a L.P. como são as mais crescidas andam a “pesquisar” todos os cantinhos da sala.
E o resto do grupo, ou seja os mais pequeninos continuam a desenvolver muito bem, fazendo muitas gracinhas pelo meio.
E assim nos despedimos com o desejo de um bom fim de semana X.L., divirtam-se!!

Até para a semana
A equipa dos rebuçados.

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!
Esta semana foi mais curta que o habitual, por isso tivemos de aproveitar bem o nosso tempo com a realização da prenda do dia da Mãe; assim ao longo desta semana estivemos bastante atarefados.
Mas a nossa semana não foi só trabalho, também pudemos brincar livremente pela sala. As nossas brincadeiras estão cada vez mais engraçadas e gostamos imenso de nos rirmos uns com os outros.
A nossa L.M esta semana esteve doente um beijinho de melhoras para ela.
Para a semana estaremos de volta com mais novidades.

Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Papás!
Que semana atarefada...UFA!!!!
É o dia da Mãe a chegar, foi o aniversário da M. T. que nos trouxe muita euforia...cantámos os parabéns, apagámos as velas, comemos bolo e bebemos pela 1ª vez sumo de pêssego. E que rapidez foi beber o sumo de uma só vez, para a próxima queremos mais.

Mas surpresa, surpresa só para a semana é que vão ter! Mas deixamos aqui algo a apelar à vossa imaginação. A nossa mão ficou rosa, o que será que estamos a fazer???? Mais não podemos dizer...


Uma coisa vos queremos pedir este fim-de-semana de 3 dias e com muito calor convida-nos a ir passear em família. APROVEITEM!

Bom fim-de-semana
João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!
Durante esta semana as nossas professoras estiveram a trabalhar na nossa surpresa.
Já está concluída, mas só na próxima semana a vamos explorar. Quando vimos os desenhos da Miffy em grande…ficámos intrigados…para que serão estes desenhos tão grandes?? Pois é, o que nós fizemos para os meninos é para trabalharmos no Flanelógrafo.

Flanelógrafo é um quadro com flanela preta e com esse quadro podemos contar histórias feitas em cartolina com um pouco de velcro por trás ou então histórias feitas em feltro. Essas imagens, como que por magia cola-se na flanela. Eles vão adorar.
Também esta semana começámos a trabalhar na prenda do dia da Mãe, que vai ficar muito bonita. Mais não podemos dizer, pois é segredo.
Com todos estes trabalhos, tivemos tempo para brincar livremente na sala, fazer desenhos e fazer jogos.
Queremos aproveitar este cantinho para dar novamente os parabéns à M.L, que fez 3 anos e agradecer o bolo de aniversário que nos trouxe para o lanche, com direito a sumos e prendinhas para os amigos. Estava tudo muito bom, obrigada.

Beijinhos

Sala Azul

Olá!
Esta semana foi um pouco mais pequenina…é bom para “carregar baterias”. Só que na 2ª feira, na conversa sobre o fim-de-semana, vamos ter muito mais coisas para contar à Sandra e à Maria.
Por falar na conversa sobre o fim-de-semana, as nossas “professoras” perguntam pelo nosso fim de semana…Inicialmente era só de vez em quando e em conversa “trivial”. Agora faz parte da nossa rotina, das 2ª feiras, ou seja, chegamos à nossa sala; primeiro marcamos as presenças; quantos meninos estão e quantos meninos faltam da Sala Azul. Depois vem a conversa, entre todos, sobre o fim-de-semana. (contamos o que mais nos marcou). No principio, havia meninos que ficavam um pouco intimidados, não gostavam muito de falar para o grupo…agora já está muito melhor, já contam com mais naturalidade e à vontade (não sabemos é se o que contam é realmente verdade, ou não!!)
Para que esta actividade corra ainda melhor, pedimos a colaboração dos pais, ou seja, no Domingo ao final do dia, façam com os vossos filhos um resumo do fim de semana (não sendo esta conversa muito longa…) no final da conversa, fazemos um desenho, sobre o contamos do fim-de-semana. Também a nível do desenho tivemos uma grande evolução, notando-se cada vez mais as figuras humanas, os objectos e os espaços físicos.
Este “exercício” semana desenvolve capacidades como:
- A concentração
- A memorização
- A imaginação
- A motricidade fina

Esperamos a vossa colaboração

Até para a semana

Sala Verde

Olá!
Esta semana passou a correr, pois foi mais curta do que é normal e estivemos muito atarefados ...
Começámos a semana com a preparação da prenda para o Dia da Mãe que, apesar de ainda não estar terminada, está a ficar muito bonita... Como ainda faltam alguns dias não vos podemos revelar nada acerca desta surpresa.
Para além da prenda para as nossas mães estivemos a dar continuidade ao tema dos números. Pois é, tal como temos dito, estamos a ficar cada vez mais crescidos e por isso mesmo estamos a abordar o tema da matemática mais intensamente. Através de pequenos jogos de associação e de diversas brincadeiras conseguimos fazer bastantes progressos no que diz respeito à identificação dos números.
A nossa festa de final de ano é já dia 31 de Maio e os preparativos já começaram... Para além do trabalho que temos vindo a realizar, estamos já a ensaiar para a festa. As nossas professoras ficaram muito contentes e orgulhosas pois já conseguimos fazer uma parte da coreografia. E acreditem que é muito complicada para nós!
Preparem-se para a festa pois vão ficar maravilhados...

Lembram-se das fotos que o fotógrafo veio cá tirar? Pois é, nós já as vimos e estamos muito giros! Por isso pais, venham ver as nossas fotos para mais tarde poderem recordar este ano fantástico.


Beijinhos da sala verde e até para a semana...

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá, olá!

Esta semana iniciámos o nosso trabalho para o dia da Mãe. É uma prenda que, esperamos nós, as mães vão adorar. Nós estamos a gostar muito de a realizar e do resultado final.
Continuamos, cada vez mais afincadamente com os nossos trabalhos de pré-primária e, cada vez mais, nos sentimos preparados para enfrentar essa nova aventura!!
Para a semana voltaremos com mais notícias nossas.

Beijocas

Finalistas da Sala Amarela

Olá!
A festa de final de ano aproxima-se a passos gigantes. Para quem está de fora não se apercebe do que é necessário fazer para que esteja tudo OK nesse dia, como por exemplo a pesquisa das músicas, do tema, organização da coreografia, a preparação das roupas e tantas outras coisas que têm de ser pensadas ao pormenor. É por isso que já estamos a começar a preparar as coisas, para que no final corra tudo bem.
É claro que o trabalho de pré-primária nunca pode ser esquecido e nós temos sempre coisas para fazer. Esta semana terminámos o nosso livro complementar de matemática. Foi um projecto de trabalho engraçado em que se valorizou as importantes bases que iremos precisar para quando ingressarmos na escola primária. Adorámos!!!


Até à próxima semana!!!!

A.T.L.

Olá!
Esta foi uma semana muito engraçada.
Estavam todos muito alegres e excitados por ser uma semana mais curta.
Durante esta semana, iniciámos o trabalho do dia da Mãe e eles dedicaram-se muito. Tentámos utilizar uma técnica diferente das que já tínhamos utilizado, mas mais não podemos dizer.
Na 5ª feira, foi um dia muito calmo e com muita brincadeira, pois o fim de semana já estava aí à porta.

Boa semana

Atelier

Olá a todos...

Continuámos com os nossos trabalhinhos para o Dia da Mãe. Não vamos poder contar muito, porque senão estragamos a surpresa para as mamãs. Podemos apenas revelar que os nossos/as artistas estão a realizar este trabalho com muito empenho e dedicação.
Prometemos que para a semana revelamos tudo.
Até lá...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá papás!
Esta semana ficou marcada com a chegada da nossa querida colega Marta!!
Os meninos reagiram todos muito bem à sua presença e já faz parte do nosso grupo.
Tal como ela chegaram também dois meninos lindos! O A.R. e o H.M; sejam bem vindos, tanto os pequenos como os seus papás!!
Gostamos muito dos nossos bebés e desejamos a todos um bom fim-de-semana.

Sala dos Rebuçados

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!!

Esta semana ficou marcada pelo aniversário do Cuco que fez 12 anos, como tal tivemos a oportunidade de ir cantar os parabéns ao refeitório. Inicialmente estranhámos tanta agitação, mas foi muito giro e nós portamo-nos todos muito bem. Assim foi um modo de ficarmos a conhecer o refeitório; temos de nos habituar pois para ao próximo ano lectivo é lá que vamos comer.
Como o dia da Mãe está cada vez mais próximo, já começámos os preparativos para a realização da prenda para as nossas mamãs.
A nossa amiga M.H. esta semana ficou em casa doente, desejamos-lhe as melhoras e esperamos que regresse na segunda-feira já recuperada, muitos beijinhos para ela.
Voltaremos para a semana com mais novidades.

Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá Pais!

Que semana tão calma...sem trabalhos! Brincámos, brincámos, brincámos...
A João e a Nocas esta semana deram-nos uma folga nos que diz respeito a trabalhos.
Quer dizer, não fizemos nada no papel mas tivemos a nossa sala cheia de balões. O que nos fez correr, pular, gritar e até alguns de nós chorar, pelos balões rebentados.
Enfim...foi uma alegria!

...Ao que parece conseguimos escutar a Nocas e a João a conversar. O dia da Mãe está a chegar, e com ele muito trabalho para nos dar...
Boa semana e bom trabalho
João e Nocas

Sala das Lagartas



Olá!
Grande parte desta semana, foi dedicada à brincadeira, que é tão importante no nosso desenvolvimento.
Continuamos a observar com admiração e contentamento as nossas “plantações”!! Olhem só como estão, principalmente o nosso feijão e a alpista…

Voltamos a insistir com as nossas crianças para tentarem desenhar a partes da cara e aproveitámos para fazer um miminho para levarem para casa.

Estamos a preparar uma surpresa para os nossos meninos! Para a semana temos novidades…ora espreitem…

Beijocas

Sala Azul

Olá!
Lembram-se dos nossos “dois amigos”, a Rita e o Diogo?
Eles estavam vestidos com roupa de Inverno, muito quentinha, feita da lã.
Como já estamos na Primavera e dando continuidade ao tema que estamos a trabalhar, fizemos umas roupas mais frescas e muito coloridas, olhem como ficaram:


Esta semana também iniciámos os ensaios para a festa. Ainda está tudo muito no inicio. Escolhemos a música e fizemos algumas tentativas de dança!!
Vamos ver como vai ser o resultado final…

Até para a semana

Sala Verde


Olá

Esta semana voltamos cheios de entusiasmo, para vos contarmos uma experiência que fizemos na sala.
Foi muito divertido, pois podemos ver como é que um simples filtro de café se transformou em asas de borboleta bem coloridas.
Dando continuidade ao tema das figuras geométricas, pegámos em 2 filtros de café e desenhámos quatro círculos. Depois com as canetas de feltro desenhámos mais círculos de várias cores. Pegámos numa palhinha e deitámos algumas pingas de água em cima do círculo. Aí sim, foi o espanto total quando vimos as cores a misturarem-se e a espalharem-se pelo filtro de café.
Depois dobrámos os círculos ao meio e formámos as asas e o corpo da borboleta.
Esta foi a nossa forma de darmos as boas vindas à Primavera que teima em não aparecer...

Para além desta experiência temos estado a trabalhar os números...mas como ainda não acabámos, só vos contamos para a semana.
Outra das surpresas em que já estamos a trabalhar é a prenda do Dia da Mãe. Vai ser uma prenda deliciosa....

Beijinhos e até para a semana

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá!
Esta semana, na nossa sala, para além das nossas actividades de pré-primária, baseadas nos nossos livros, “os Cocorolos”, estivemos a iniciar os preparativos para a nossa festa de final de ano lectivo.
Parece-vos cedo???
Pois para nós, com tanto trabalho que nos espera, o tempo vai passar a correr.
Estão, já temos tudo pensado, planeado e esquematizado. E até já iniciámos as nossas “vestimentas”, que vão ficar o máximo!!!
Por isso mesmo, esta semana não há fotos, pois tudo faz parte da surpresa que vai ser a vossa festa, assim, vão ter mesmo de esperar, esperar, esperar, para ficarem cada vez mais ansiosos.
Até para a semana.
Beijocas

Finalistas da Sala Amarela

Olá!
Durante esta semana, para além do trabalho de pré-primária também realizámos um trabalho sobre a primavera. Desenhámos a nossa flor favorita e depois tivemos de cobri-la com pedacinhos de papel crepe bem coloridos e em forma de bolinhas…Parece muito simples, mas não é, e nós fizemos tudo sozinhos, as nossas professoras puderam apreciar o nosso desempenho!!! Diga-se de passagem que ficaram espectaculares…. E as professoras orgulhosas…

Beijocas

A.T.L.

Olá!
Semana muito calma. Começámos a fazer o postal para o dia da mãe que ficou engraçado. Os meninos iniciaram também as máscaras para o teatro, que iremos apresentar às salas da pré-primária. As professoras começaram a idealizar a festa final de ano, para que possamos surpreender mais uma vez os pais. De resto, está tudo a correr bem.
Boa semana.

Atelier

Olá a todos!
Mais uma semana que passou repleta de trabalhos novos. Não podendo divulgar muito mais por enquanto, pois estamos a trabalhar para a prenda do dia da Mãe, vamos apenas levantar uma "ponta do véu". Para este trabalho, os nossos meninos utilizaram uns carimbos especiais, feitos de batata. Esta prendinha está a ser feita com muito amor e dedicação. Pegando nos trabalhos da semana passada, adiantámos o nosso trabalho dos nomes com as salas Verde e dos Cocorolos. O Atl continua a dar forma aos fantoches, apesar de terem já adiantado a prendinha para a Mãe.
Até para a semana amiguinhos

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PARABÉNS Mestre Cuco

12 anos
de alegrias e algumas tristezas (felizmente poucas e que naturalmente fazem parte da nossa caminhada) mas sobretudo muita amizade, compreensão e lealdade!
A todas vós, queridas colaboradoras, o nosso muito obrigado pelo vosso contributo para o sucesso do Mestre Cuco.




Ana Margarida Daniel

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá!!
Esta semana estivemos a trabalhar com o coração muito apertadinho; a nossa Natália decidiu começar uma nova fase na sua vida e por isso vai deixar a família do Cuco. Desejamos o melhor para a nossa colega!
Em relação aos nossos pequeninos tudo correu bem. Continuam a crescer todos os dias um bocadinho.
Beijinhos

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!
Esta semana ficou marcada com o início da elaboração de trabalhos alusivos à primavera. Fizemos um mobile com flores coloridas pintadas com os nossos dedos.
(Publicação da foto 2ª feira)
O nosso amigo A.P, que veio para a nossa sala a semana passada já está totalmente integrado. As evoluções deste já são notórias; não só já brinca com os restantes amiguinhos como também já anda.
Como estamos cada vez mais crescidos o nosso vocabulário está cada vez mais extenso, já conseguimos verbalizar os nossos desejos, apontar objectos e imagens.
No decorrer da semana pudémos brincar livremente pela sala, dançar, ver livros.
Para a semana estaremos de volta com mais novidades.
Beijinhos dos Sonecas

Sala dos Bem-me-Queres


Olá Pais
Depois de tanto trabalho realizado sobre a Primavera, eis que a chuva voltou!
E com ela ficámos mais tristes, mas não foi só isso que esta semana nos entristeceu...
A nossa amiguinha M. P. disse-nos nesta 6ª feira Adeus,
mas foi por uma boa causa porque a Natália, uma das professoras (mãe da M. P.) vai ingressar na universidade e era muito difícil, porque moram longe, trazer a M.P. para o Cuco.
Ficámos cheios de saudades.


E assim continuou a nossa semana, a M. F, juntou-se à M. T. e ao M. S. na casa de banho e que bem que tem corrido.


Bem papás até para a semana.
Boa semana
Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá!

Esta semana, foi com grande espanto e alegria de todos nós que vimos as nossas “plantinhas” a crescer…
A nossa alpista já cresceu…
O nosso feijão já tem folhas…
O nosso grão está um pouco atrasado, mas já se vê qualquer coisa...

Com a ajuda de uma meia de vidro, de terra e alguma imaginação fizemos o nosso “relvinhas” e aguardamos ansiosos que o “cabelo” comece a crescer…


Para darmos uma “ajudinha” à Primavera, que teima em não aparecer, fizemos uns carimbos com uma flor de esponja e depois de secas, fizemos os seus respectivos pezinhos com um marcador verde! Ficaram mesmo bonitas.


Durante a próxima semana vamos preparar um surpresa para todos os meninos fiquem atentos.

Beijinhos

Sala Azul

Olá!

Cá estamos mais uma vez para contar a nossa semana.
Continuámos a falar da Primavera (apesar do tempo não estar a ajudar muito…).
Em conjunto falamos do vestuário da Primavera, dos animais, de alguns frutos
que aparecem, etc.
Resolvemos entre todos, fazer umas borboletas, que ficaram bem coloridas e bonitas. Pintámos com os nossos dedos da cor que quisemos. Fizemos a “cara” da borboleta e “vestimo-la”.

Esperamos que tenham gostado.

Até para a semana

Sala Verde

Olá!
Esta semana passou a correr... apesar de o tempo não ter permitido tantas brincadeiras na rua como na semana passada, fartámo-nos de brincar e de saltar na sala.
Durante esta semana as nossas professoras estiveram muito contentes connosco pois portámo-nos muito bem e conseguimos fazer todos os trabalhos que queriamos.
Como já estamos crescidos demos início à matemática e aprendemos as figuras geométricas – o Círculo, o Quadrado, o Triângulo e o Rectângulo. Alguns de nós já sabiam diferenciar as figuras, mas agora ficámos a conhece-las melhor.
Fizemos trabalhos sobre as figuras geométricas onde utilizámos diversos tipos de materiais; tampas de garrafa, rolhas de cortiça, papel autocolante, palhinhas, carimbos, tecido, lápis de cor para desenhar, papel de aluminio e cartão.
Ao fazermos esta actividade trabalhámos não só a temática das figuras geométricas como também a motricidade fina (ex. colagem de papel autocolante), a criatividade, as cores e o gosto individual de cada criança.

E porque a brincar também se aprende... estivemos a brincar com os blocos lógicos (jogo de figuras geométricas onde se trabalha a figura, a cor, o tamanho e a espessura). Todos nós adorámos pois, percebemos que com aquelas peças podiamos fazer casas, bonecos, transportes e muito mais coisas divertidas.
Já todos nós sabemos diferenciar as figuras geométricas e agora estamos sempre a dizer os objectos da sala que são circulares, rectangulares, triângulares e quadrangulares.
A nossa semana foi muito divertida e produtiva...

Beijinhos da sala verde e até para a semana...

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá pessoal!!

Esta semana estivemos a trabalhar com as vogais. Depois de as termos bem apreendidas, estivemos a associá-las a objectos. Fizemos vários trabalhos, entre eles um (que foi o nosso preferido), onde realizámos um desenho de algo começado com a vogal A; E; I; O; U…
Ficaram muito giros vejam só:

Estivemos ainda a treinar o recorte para desenvolver a nossa motricidade fina.

Recortamos figuras geométricas.
Para a semana contaremos mais aventuras.

Beijinhos

Finalistas da Sala Amarela


Olá!
Esta semana foi um bocadinho triste para nós, pois um nosso grande amigo do coração, o M.P. vai deixar de nos fazer companhia daqui para a frente, com muita pena nossa. No entanto é tudo por uma boa razão, a mãe vai ingressar na universidade e como moram longe, torna-se muito difícil este nosso amigo frequentar o Cuco. Desejamos as maiores felicidades para todos e ficamos naturalmente à espera que nos venham visitar!!!


No decorrer da semana fizemos um livrinho muito especial cheio de recordações para o nosso amigo com muitos desenhos e fotografias de todos nós; temos a certeza que vai gostar…
Também continuámos com as nossas actividades especificas de Pré-Primária e, no inglês, começámos a aprender os números, agora é o ONE, TWO, THREE, FOUR, para cá o FIVE, SIX, SEVEN, EIGHT para lá, etc, etc, etc, o que queremos mesmo é contar…
E cá chegámos ao fim de mais uma semana, aqui nos despedimos com um “monte” de abraços para o nosso P… de quem tanto gostamos!!!

Até à próxima semana….

A.T.L.


Olá!

Esta semana fizemos mais um desenho da Primavera mas, em papel autocolante.

Foi uma semana muito calma.
Os meninos da manhã fizeram um trabalho em plasticina com o seu nome para colocarem no quarto, houve quem preferisse fazer um quadro. Ficaram muito giros.

Os meninos do 4º ano continuam a fazer testes de aferição de preparação para o exame final.

Boa semana

Atelier

Olá!
Mais uma semana de trabalho com os nossos artistas.
Concluímos o nosso jogo da pesca com os meninos da Sala Amarela que adoraram, pareciam uns autênticos pescadores com a cana e a pescaria às costas.
O tema de trabalho dos meninos da Sala Verde tem sido o nome e nós quisemos dar continuidade ao trabalho da sala, elaborando uma placa com o nome de cada um para colocarem na porta do quarto. Este trabalho foi também para a Sala dos Cocorolos. Papás, vamos acompanhar o crescimento dos vossos pequenotes da Sala Azul? Pois então, eles já estão a dar uma ajudinha...depois irão perceber como!
Mais novidades quanto aos nossos teatrinhos?! Já escolhemos as histórias, as personagens, já começámos a fazer os nossos fantoches e....mais não podemos dizer...
Até para a semana!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sala dos Rebuçados

Olá papás!
Depois de duas semanas de gazeta estamos de volta e muito animados! Pois é, com a Primavera tudo parece mais alegre e colorido.
Por isso, para que o nosso Cuco seja como um jardim, fizemos com os nossos meninos um mobile de flores.

O nosso A.P. está muito crescido, o que é bom já não “pertence” ao berçário, mas está muito bem na Sala dos Sonecas, com novos amigos e com novas brincadeiras. Embora tenhamos ficado um pouco tristes, sabemos que vai ser muito bom para ele.
Esta semana chegou mais um menino, o B.G, todos os pequeninos o receberam de uma forma tranquila, bem-vindo à família do Cuco!!!
Estas são as situações mais marcantes da semana.
Até à próxima!!

A Equipa da Sala dos Rebuçados

Sala dos Sonecas

Olá amiguinhos!!
E cá estamos nós novamente depois de um período de “férias” do nosso blog. Regressamos cheios de novidades.
Para começar, com grande alegria damos as boas vindas ao A..P. um menino que transitou do berçário para a nossa sala, inicialmente ele estranhou um pouquinho a nova sala, os novos amigos e as novas professoras, mas passada uma semana podemos dizer que ele já se encontra bastante bem integrado.
Uma outra novidade é que a nossa amiga I.A começou a andar. Na semana passada já tinha dado alguns passos sozinha, mas durante esta semana ganhou mais confiança e já dá vários passos sozinha.
Durante a semana que passou, as nossas professoras deram-nos a oportunidade de começármos a comer o segundo prato sozinhos. Foi muito divertido poder pegar na colher e tentar leva-la à boca com alguma comida. Inicialmente não foi fácil para alguns, mas agora já nem queremos a ajuda das nossas professoras. Quando elas o tentam fazer “protestamos”, como quem diz já somos crescidos e não precisamos de ajuda, para no final podermos dizer um valente “JÁ ESTÁ” orgulhosos de nós próprios por termos conseguido comer sozinhos.

Para a semana estaremos de volta com mais novidades.


Beijinhos dos Sonecas…

Sala dos Bem-me-Queres

Olá!!! Duas semanas sem notícias...

Isto é que foi, agora é só novidades. Finalmente o calor, a Primavera chegou em força, e nós crescemos mais um pouco...
A M.T. e o M.S. deram um alerta aos pais, à João e à Nocas: estamos preparados para tirar as fraldas...papás tem corrido muito bem, olhem só para nós!

E com a Primavera tem-nos apetecido encher a nossa sala com cores coloridas, as cores da primavera. E que giro que foi ver as nossas mãos cheias de tinta bem alegre.


Fizemos também um sol todo resplandecente de luz para a porta da nossa sala, e claro que lhe tivemos que pôr uns óculos de sol, para se proteger de tanto brilho!
E as flores papás? Já repararam que coloridas que ficaram com a ajuda dos nossos dedos.


Enfim...temos tido muito trabalho com a Primavera, mas achamos que valeu a pena. A nossa sala e o Cuco ficáram muito coloridos e com um "cheiro" muito intenso a Primavera.

Beijinhos e boa semana
Mª João e Nocas

Sala das Lagartas

Olá a todos!
Foram boas as férias??
Esta semana, demos as boas vindas à Primavera e fizemos trabalhos de colagens com papel crepe numa flor que, utilizámos para enfeitar o nosso corredor, fizemos também borboletas que colocamos nas paredes da nossa sala.
Ficaram muito coloridas, não acham?


Na sequência de uma conversa no tapete sobre a Primavera, “plantámos” sementes, grão e feijão na condição de todos os dias deitarmos água e colocar ao sol. Estamos ansiosos que cresçam…
Esta semana fizemos também construções como o jogo de madeira que temos na nossa sala e o resultado foi este:


Um beijinho à nossa amiga M.L. que ficou doente na sexta-feira, as melhoras.
Beijinhos e até para a semana.

Sala Azul

Olá!!
Cá estamos outra vez, depois de um pausa, para festejar a Páscoa.
Esperamos que tenha corrido tudo bem.
Esta semana resolvemos fazer pinturas. Pinturas com “cores de Primavera”, pois o tempo já está mesmo a fazer lembrar a estação. Fizemos, pela primeira vez uma pintura individual com anilinas (anilina, são as cargas das canetas de feltro mergulhadas em água dentro de um frasco. Após alguns dias, conseguimos fazer pinturas com cores bonitas e suaves).
Fizemos também uma pintura colectiva para expormos na porta da nossa sala. A escolha das cores, também fora cores alegres e divertidas.

Esperamos que tenham gostado.

Até para a semana



Sala Verde

Olá a todos...
Após uma semana de descanso cá estamos novamente para vos falar de alguns dos nossos trabalhos e brincadeiras mais divertidas...
Com a chegada da primavera e deste tempo maravilhoso tivemos muito tempo para brincar e até descobrimos um jogo muito engraçado no qual temos de saber quem é quem.
Como tem estado muito calor as nossas professoras decidiram fazer-nos uma pequena surpresa e fizemos um mini-piquenique no pátio do cuco. Todos nós gostámos muito e agora estamos sempre a pedir para o fazer mais vezes...
Mas não pensem que a semana foi só de brincadeira, pois todos nós estamos a ficar crescidos e, como tal, temos de trabalhar um bocadinho. As nossas professoras fizeram-nos um jogo com molas da roupa; cada mola tem uma letra de modo a que possamos escrever o nosso nome e o nome dos nossos amigos. Foi divertido vermos como cada um fazia o seu nome e a ajuda que houve entre nós. Aqui ficam exemplos de alguns nomes:
Esta semana percebemos que a brincar também se pode aprender e fizemo-lo da melhor forma, ou seja, a brincar com plasticina. Cada um de nós escolheu uma cor e escrevemos o nosso nome. As nossas professoras ficaram muito contentes connosco pois quase todos nós conseguimos fazer as letras do nosso nome sem ajuda. Já estamos a ficar muito crescidos!!!
Depois de fazermos o nosso nome aprendemos uma nova técnica de trabalhar a plasticina.
Com a ajuda das professoras, pois para nós ainda é muito dificil, conseguimos colocar o nosso nome em plasticina dentro de uma base também feita em plasticina. Para tal, utilizámos um rolo da massa e alisámos a plasticina para que ficasse tudo muito bonito. Aqui ficam os nossos nomes:

Esta é uma brincadeira que também podemos fazer em casa...
Beijinhos da sala verde e até para a semana...

Sala dos Cocorolos Finalistas

Olá, olá!!
Mais uma semana passou…e que semana boa!!!
Calor, dias mais compridos, enfim…bem-vinda Primavera!
Aqui na nossa sala a Primavera chegou em grande e todos ficámos bem contentes.
Os nossos trabalhos incidiram todos neste tema, até as nossas fichas de pré-primária foram esta semana fichas primaveris.
Realizámos um trabalho com material reciclável, (garrafas, tampas de café, rolhas, tecidos, etc.), que ficou o máximo, e penduramos na nossa porta. Também o nosso corredor está enfeitado a preceito.


Aproveitamos, para fazer um pedido aos pais da nossa sala:

Na próxima semana vamos falar sobre as profissões. Desta forma, necessitamos que os pais tragam, já na próxima 2ª feira, uma folhinha com a profissão de cada um escrita para podermos falar sobre as mesmas.

Muito obrigado
Até para a semana!

Finalistas da Sala Amarela

Olá!
Na nossa sala estão expostos uns trabalhos, onde experimentámos várias técnicas de pinturas (com pincel, digitinta e anilinas). Foi muito divertido poder rodar pelas mesas e pelos grupos e escolhermos o que queríamos fazer naquele momento. O resultado foi espectacular!!!
Venham ver!!
Esta semana festejámos o aniversário do nosso D. e da nossa “professora” Dulce. Foi só festas!
Os trabalhos de pré-primária estão a correr muito bem e no Inglês, estivemos a aprender as estações do ano:
SPRING – Primavera
SUMMER – Verão
AUTUMN – Outono
WINTER – Inverno

Beijinhos até para a semana!

A.T.L.

Olá!

Cá estamos nós outra vez...
Os meninos da manhã, têm agora um horário mais preenchido com actividades. Começando por 2ª feira que é o dia livre; 3ª feira têm o seu momento de atelier; 4ª feira, trabalho de expressão plástica: dobragem, colagem, plasticina, etc; 5ª feira, preparação de um teatro para apresentar às outras salas; 6ª feira, tanto pode ser culinária, jogos tradicionais ou introdução ao Inglês (nesta 6ª foi introdução ao Inglês em que iniciámos as cores)
Em relação aos meninos da tarde, estes tem feito os seus trabalhos de casa e trabalhos sobre a Primavera. Aqui estão algumas fotografias desses trabalhos.


Até para a semana

Atelier

olá!
Esperamos que a Páscoa tenha sido boa, com muitas amêndoas e ovos. Nas férias, tivemos um Atelier diferente: Atelier de Culinária. Como havíamos prometido fizémos uns bolinhos deliciosos para adoçar a boca dos nossos meninos do ATL: Areias.

Se quiserem experimentar em casa aqui vai a receita:

Areias

200gr de margarina aos cubos

150gr de açúcar

320gr de farinha

1 ovo raspa de limão

Modo de fazer: Juntar tudo numa tijela, amassar bem até ficar tudo ligado, numa bola grande. Fazer bolinhas pequenas e dispôr num tabuleiro já previamente untado e pulvilhado com farinha. Levar ao forno (já quente) e em 15m estão prontos. Pulvilhar com açúcar por cima.

Bom Apetite
Durante estas férias tivemos algum tempinho para prepararmos a chegada da nossa amiga Primavera, que tem dado o ar de sua graça . Decorámos o nosso Cuco com flores, borboletas, abelhinhas, enfim...tudo o que "cheira" a Primavera.
Para retomar as nossas aulinhas, esta semana fizemos um moinho de vento com os nossos pequeninos. Com os meninos da Sala Amarela começámos a elaborar o jogo da pesca ao qual pedimos aos meninos para trazerem uma cana pequena (mais ou menos do tamanho do braço deles) para ser a cana de pesca.
A criançada do ATL estava ansiosa e não parava de perguntar quando é que começávamos a fazer o fantoche... Finalmente chegou dia! Depois do projecto de cada boneco, começámos a falar em fazer um teatrinho para estrear o nosso teatro de fantoches que nós, as professoras fizemos. Ainda estamos em "negociações" com a personagem que cada um vai fazer, para a nossa história. Todos querem representar para os outros meninos do Cuco e o R. disse até, que gostava que fossemos fazer o nosso teatrinho para o Cuco dos bebés. Todos aplaudiram a ideia. Boa R.!

Até para a semana!